Violões Alhambra no Brasil
Criado por LeoCWB, 28 Jun 2010 14:22
11 respostas neste tópico
Postado 28 junho 2010 - 14:22
Alguém conhece, já tocou algum modelo Alhambra?
São violões confiáveis em termos de qualidade na construção,
materiais usados, acabamento?
Custo/Benefício?
Existe revenda oficial desta marca no Brasil?
Mais uma vez, conto com a experiência dos irmãos de forum.
Abraço
Fazer o bem sem olhar a quem!
Postado 30 junho 2010 - 11:31
Há uns 100 anos (ou mais) eu tinha um Alhambra, modelo 7C, acho que não é mais fabricado.
O violão tinha tampo de cedro, não sei qual era a madeira do fundo e laterais, mas dava pra ver, ao tocá-lo, que
era um violão de estudo, o som saía embaralhado qdo se tocava um estudo n.º 01 do Villa, por exemplo.
Um dia, fui assistir ao Duo Assad em São Paulo, e, ao final do concerto, pude falar com o Odair Assad e eu, sem
grandes pretensões, disse a ele que tinha um Alhambra.
E ele, pra minha surpresa, disse que era um bom violão!
Só posso concluir que ele falava do violão top que é feito a mão, do começo ao fim, e não em processos industriais.
Mas isso já faz muito tempo, não saberia dizer se hoje algum modelo Alhambra vale a pena.
abs,
Eduardo.
O violão tinha tampo de cedro, não sei qual era a madeira do fundo e laterais, mas dava pra ver, ao tocá-lo, que
era um violão de estudo, o som saía embaralhado qdo se tocava um estudo n.º 01 do Villa, por exemplo.
Um dia, fui assistir ao Duo Assad em São Paulo, e, ao final do concerto, pude falar com o Odair Assad e eu, sem
grandes pretensões, disse a ele que tinha um Alhambra.
E ele, pra minha surpresa, disse que era um bom violão!
Só posso concluir que ele falava do violão top que é feito a mão, do começo ao fim, e não em processos industriais.
Mas isso já faz muito tempo, não saberia dizer se hoje algum modelo Alhambra vale a pena.
abs,
Eduardo.
Postado 30 junho 2010 - 12:31
Tem uns Alhambras muito bons, sim. O John Williams me disse que uma vez teve uma turnê na África, e como não sabia como que iam ser as condições de trasnporte, de segurança, etc. resolveu não arriscar e tocou a turnê toda num Alhambra. Já o Julian bream tem a famosa frase "não é o violão que faz o violonista, claro que posso dar um recital aceitável num Alhambra, mas nem eu vou gostar de tocar, nem você de ouvir".
Postado 30 junho 2010 - 13:10
De violões de fabrica, a Alhambra junto com Yamaha e Admira são marcas bem respeitadas, eu já vi muito Alhambra bom, não sei como está o preço, mais da para estudar com um desses muito bem.
Da uma ligada aqui http://www.leimar.com.br/ está loja tem bastante violão bom de fabrica, na ultima vez que fui la tinha um Alhambra com tampo maciço.
Abraços;
Da uma ligada aqui http://www.leimar.com.br/ está loja tem bastante violão bom de fabrica, na ultima vez que fui la tinha um Alhambra com tampo maciço.
Abraços;
Editado por Ericsson, 30 junho 2010 - 13:12.
Postado 30 junho 2010 - 17:17
Estive na fábricas deles há alguns anos atraz,...,...é uma boa fábrica, possuem algumas boas madeiras, mas ao que me consta os melhores violões são feitos pelo filho do dono da fábrica (que não é Luthier) e um artesão/luthier que na realidade é quem faz quase tudo.
Ao meu ver a relação deles é a mesma que Di giorgio para os brasileiros.
Minha opinião é que pelo mesmo valor, existe coisa bem melhores.
Ao meu ver a relação deles é a mesma que Di giorgio para os brasileiros.
Minha opinião é que pelo mesmo valor, existe coisa bem melhores.
Postado 30 junho 2010 - 17:55
En España suponen una de las buenas opciones para comprar un violão barato. Por 250 euros, o incluso menos aprovechando ocasionales ofertas, se puede comprar el modelo 3C, que buscando bien y teniendo donde elegir, se pueden encontrar ejemplares de calidad más que aceptable, perfectas para iniciarse en el estudio. Hay que tener en cuenta que las diferencias dentro del mismo modelo suelen ser muy grandes en esta marca. A veces me sorprendo con algunos Alhambra que traen los alumnos.
La otra alternativa que mejor funciona por aquí es Raimundo, con una relación calidad-precio muy parecida, pero sin tanta oscilación de calidad dentro de cada modelo (por lo que también es más difícil encontrar ejemplares especialmente buenos).
Admira suele vender modelos más baratos, pero para mi gusto acostumbran a ser instrumentos algo ingratos de tocar y con poca proyección de sonido.
Supongo que el motivo para que en Brasil no sea una buena opción será por el incremento de precio de los violões de importación. Me imagino que el modelo 3C de Alhambra será algo más caro ahí.
Juan
La otra alternativa que mejor funciona por aquí es Raimundo, con una relación calidad-precio muy parecida, pero sin tanta oscilación de calidad dentro de cada modelo (por lo que también es más difícil encontrar ejemplares especialmente buenos).
Admira suele vender modelos más baratos, pero para mi gusto acostumbran a ser instrumentos algo ingratos de tocar y con poca proyección de sonido.
Supongo que el motivo para que en Brasil no sea una buena opción será por el incremento de precio de los violões de importación. Me imagino que el modelo 3C de Alhambra será algo más caro ahí.
Juan
Postado 30 junho 2010 - 20:58
Alhambra, Admira, Esteve e Almansa fazem bons instrumentos sim, e muitíssimo melhores que qualquer "coisa" dessas que fazem nas fabricas brasileiras. O que inviabiliza a sua compra por aqui, é o custo que estes instrumentos chegam aqui no Brasil por conta da alta carga tributária.
Até onde sei, emboram sejam fábricas a maior parte do processo de construção ainda é bem artesanal. Algumas tem uma espécie de escola de luthieria, e os artesãos mais habilidosos são contratados para trabalhar nas fabricas.
As vezes fico pensando... será que é tão difícil assim uma Di Giorgio da vida ir até a Espanha e trazer um ou dois artesãos desses, pra tentar dar uma melhorada na qualdiade dos seus instrumentos?
Eu tenho um Almansa 435, tampo de Cedar Macisso e Laterais de Jacarandá Indiano Prensadas. É um violão ótimo e melhor que muito violão de luthier que anda por aí. Ja tive em mãos um Alhambra 6P, e um Esteve Modelo 5 que também eram muito bons. Claro que não estão no nível de um BOM violão feito por um BOM luthier, mas são bons instrumentos.
Até onde sei, emboram sejam fábricas a maior parte do processo de construção ainda é bem artesanal. Algumas tem uma espécie de escola de luthieria, e os artesãos mais habilidosos são contratados para trabalhar nas fabricas.
As vezes fico pensando... será que é tão difícil assim uma Di Giorgio da vida ir até a Espanha e trazer um ou dois artesãos desses, pra tentar dar uma melhorada na qualdiade dos seus instrumentos?
Eu tenho um Almansa 435, tampo de Cedar Macisso e Laterais de Jacarandá Indiano Prensadas. É um violão ótimo e melhor que muito violão de luthier que anda por aí. Ja tive em mãos um Alhambra 6P, e um Esteve Modelo 5 que também eram muito bons. Claro que não estão no nível de um BOM violão feito por um BOM luthier, mas são bons instrumentos.
Abraço!
Ivanhoé Ferreira Jr.
"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"
Postado 30 junho 2010 - 21:32
Estive na Alhambra em 1998. Naquela altura já era uma fábrica de violões com ações comercializadas na bolsa de valores e produzia violões aos milhares. Os modelos mais simples 1p, 2p... sucessivamente já levavam todos tampos maciços, apesar das caixas laminadas e, em muitos deles, até a ausência de frisos laterais, apenas uma lista preta pintada. Depois a linha 1c, 2c etc, até o 12C, se não me engano. Era bastante comum, como toda produção em série, encontrar modelos inferiores soando melhor que os mais caros. Eu usei durante dois anos um 11C, com tampo de cedro e jacarandá indiano maciço. Também produziam violões com outras marcas, geralmente com nomes espanhóis, que eram comercializados na Europa com preços diferenciados. Posso assegurar isto com absoluta certeza, pois convivi com os importadores da Suíça e Portugal.
Haviam então luthiers responsáveis por modelos específicos. Os principais eram o modelo Luthier, um escelente violão e o principal e mais caro modelo, Jaime Julia, então diretor da fábrica e principal acionista.
Concordo com o Ricatonon, pois provavelmente Dom Jaime jamais tenha feito um violão, contudo esses violões são muito bons, e caros... Acredito que estejam acima de 5 mil euros.
Em suma, como produção em série a Alhambra é a melhor fabricante de violões que conheci.
Haviam então luthiers responsáveis por modelos específicos. Os principais eram o modelo Luthier, um escelente violão e o principal e mais caro modelo, Jaime Julia, então diretor da fábrica e principal acionista.
Concordo com o Ricatonon, pois provavelmente Dom Jaime jamais tenha feito um violão, contudo esses violões são muito bons, e caros... Acredito que estejam acima de 5 mil euros.
Em suma, como produção em série a Alhambra é a melhor fabricante de violões que conheci.
Postado 01 julho 2010 - 00:23
Considerando que sempre há algum custo adicional devido a importação, acredito que então não faça muito sentido para o mercado brasileiro. Ao menos se houvesse um diferencial, então aí sim justificaria pagar o adicional de transporte e impostos. Caso contrário acredito que compense reverter esse custo adicional em materia-prima ou mão de obra de melhor qualidade. Fora a vantagem de incentivar o mercado interno.
Postado 01 julho 2010 - 07:09
Em 1978/79 quando morei em Madrid, tive um Alhambra 11C cedro/indiano que era muito melhor do que o modelo Segóvia da Del Vecchio que havia comprado no Brasil por US$ 800,00 (baita grana na época) e paguei US$ 400,00 pelo 11C novo! Depois vendi para o Ivor Mairants em Londres, que me pagou uma merreca, e desde então tomei uma enorme ojeriza quanto a comerciantes de violões. Hoje no Brasil com a mixaria de 3 ou 4 contos se encontra violões do mesmo nível, então para que importar?