Preciso de informação sobre Macacauba, Platymiscium Ulei. Alguem entoru em contato comigo e falou que tem um monte dessa madeira mas não sabe nada sobre a madeira. Seria uma boa madeira para lutheria?
Obrigado.
Macacauba
Criado por Robert O'Brien, 02 Jul 2010 21:04
12 respostas neste tópico
Postado 02 julho 2010 - 21:04
Postado 02 julho 2010 - 21:15
Robert, quem poderá responder à respeito disso é o Roberto Gomes...
visitem o blog:
http://www.oficinacev.blogspot.com/
http://www.oficinacev.blogspot.com/
Postado 02 julho 2010 - 21:46
Funciona muito bem.
Postado 03 julho 2010 - 05:13
Estupenda! Do mesmo nível do jacarandá da Bahia, mas com outro sotaque.
Postado 03 julho 2010 - 10:58
Muito obrigado pelas respostas. Vou tentar conseguir um jogo para experimentar.
abraços!
abraços!
Postado 03 julho 2010 - 12:28
Mas tem que estar MUITO bem seca.
Postado 03 julho 2010 - 16:14
O Antônio de Pádua Gomide me repassou um e-mail do Charles Hamrick pedindo a identificação de uma madeira, querendo saber se era Dalbergia nigra. Como tenho muita intimidade com a macacaúba, de cara identifiquei a espécie Platymiscium ulei. Parece que esta madeira foi comprada na década de 60 e, como tudo indica ser a mesma madeira, então está para lá de seca. Conforme o corte ela pode trabalhar bastante, até mais que o jacarandá baiano que é brilhante e doce e a macacaúba, doce com brilho. Ambas tem muita energia.
Postado 03 julho 2010 - 22:45
QUOTE(Roberto Gomes @ Jul 3 2010, 17:14 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O Antônio de Pádua Gomide me repassou um e-mail do Charles Hamrick pedindo a identificação de uma madeira, querendo saber se era Dalbergia nigra. Como tenho muita intimidade com a macacaúba, de cara identifiquei a espécie Platymiscium ulei. Parece que esta madeira foi comprada na década de 60 e, como tudo indica ser a mesma madeira, então está para lá de seca. Conforme o corte ela pode trabalhar bastante, até mais que o jacarandá baiano que é brilhante e doce e a macacaúba, doce com brilho. Ambas tem muita energia.
Foi esse mesmo Charles que entrou em contato comigo. Nos vamos encontrar na semana que vem e ele vai me mostrar a madeira.
Postado 05 julho 2010 - 07:50
Caro Roberto Gomes, eu conheço a macacaúba. Estou indeciso....Faço um violão de macacaúba ou de jacarandá baiano? Preciso de opiniões.....E por que?
Postado 13 junho 2011 - 00:49
Uma vez o luthier Miguel Munhoz me disse que dependendo da peça de madeira, e ele dá umas batidinhas nelas para ver o som antes de fazer o violão, para escolher a madeira e tem violão de Macacaúba dele que ele disse que ficou com o som mais brilhante que um outro de jacarandá que ele tinha feito....e os modelos de macacaúba são mais baratos, então vale a pena para quem não ta querendo o jacaranda tradicional e tem menos dinheiro para comprar violão. Ah e tem aquele modelo Spiritus do Roberto Gomes que vale a pena experimentar....pois usa macacaúba.