Ir para conteúdo

Quais as cordas mais utilizadas pelos concertistas atualmente.

72 respostas neste tópico

#1 Leonardo Rodrigues

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 16 posts

Postado 03 julho 2010 - 19:36

Olá pessoal do fórum

Num dia desses entrei em uma loja de instrumentos para comprar um jogo de cordas. Nesta ocasião acabei entrando em uma discussão com a vendedora da loja sobre marcas de cordas para violão, na relação custo-benefício entre outros aspectos onde foram citadas marcas como D'adário, Augustine, Tomastick, Hannabach e Savarez (que é sempre uma das mais caras!).

O episódio me inspirou este tópico. Quais seriam hoje, as cordas mais utilizadas e recomendadas pelos violonistas brasileiros? (na ocasião defendí que eram as Augustine, será que eu estava certo?) Quais as características de cada uma delas? Os prós e os contras? Relações custo-benefício (ou seja, vale a pena pagar R$ 70,00 [ou mais] em um jogo de Savarez? seria ela "proporcionalmente" superior às outras?)

Gostaria que além das questões lançadas, que falassem à vontade sobre cordas para violão... imagino que já tenha sido criado algum tópico relacionado mas nunca é demais falar nelas...

Um abraço a todos! Desde já agradeço a participação!

Editado por Leonardo Rodrigues, 04 julho 2010 - 02:36.

#2 Guilherme Jun

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 563 posts
  • Violões:Wolf Schmidt SP/IN (2009)

Postado 03 julho 2010 - 19:57

Não sou concertista, mas pelo que tenho lido e ouvido falar...
As Augustine e as D'Addario são algumas das mais usadas. As Saravarez também são bem usadas.
O preço, no entanto, não é algo que se deve relativizar desse modo. Nele está incluída uma facada de impostos dos mais diversos, além do lucro do lojista.
Em um site como www.stringsbymail.com dá pra ter uma ideia melhor dos preços relativos entre cordas.
Guilherme J. F.

#3 Giuli

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 7 posts

Postado 03 julho 2010 - 21:59

Ora vamos! Chega de links de outros sites, vamos discutir isto aqui mesmo.
Eu nunca utilizei a Savarez, talvez utilize-a como um capricho no proximo natal, mas posso com certeza garantir que adorei ter tocado com as Augustine e D'addario.

#4 iamah

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 78 posts

Postado 04 julho 2010 - 08:35

Tem mais de ano que não troco as cordas do meu violão. Tenho até evitado tocá-lo pois tenho que lavar as mãos depois smile.gif

#5 Fernanda Krüger

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 79 posts
  • Violões:Antonio Ribeiro 2005 (Cygni)

Postado 04 julho 2010 - 16:07

QUOTE(Sanctus @ Jul 3 2010, 21:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu nunca utilizei a Savarez, talvez utilize-a como um capricho no proximo natal, mas posso com certeza garantir que adorei ter tocado com as Augustine e D'addario.

Não é questão de responder com outros sites... acho que o Guilherme só estava querendo mostrar como o preço aumenta quando a corda chega Às lojas aqui.
Savarez é a corda que mais gosto, acho que é a que faz meu violão soar mais e mais como gosto, em relação Às que já experimentei. Mas não compro aqui no BR diretamente em lojas. São muuuuito caras. No Strings by Mail, uma Savarez Alliance custa aprox. 12 dólares. Com os 70 reais que eu gastaria pra comprar aqui, compro trÊs jogos de cordas, incluindo já a entrega (só cuido pra não comprar muitas de uma vez, pois aí é mais fácil de não serem cobradas as taxas da alfÂndega).
As cordas aqui são muito caras mesmo. Mesmo a Daddario, que aqui não é tão cara, sai metade do preço se comprar por lá.

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15322 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 04 julho 2010 - 17:15

QUOTE(Sanctus @ Jul 3 2010, 21:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Sanctus, por favor pega leve. O link foi colocado em gentileza a você, de forma a que você possa comparar os preços reais. Para discutirmos isso "aqui mesmo" seria interessante você ter uma idéia das coisas, o que foi providenciado gentilmente pelo colega.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#7 Leonardo Rodrigues

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 16 posts

Postado 04 julho 2010 - 18:51

O link enviado pelo amigo Guilherme, juntamente com as orientações de compra da Fernanda, me abriu os olhos para a compra de corda pela internet em sites do exterior. Vantagens no preço e variedades nas opções. Dá até para começar a experimentar as Savarez e outras "inacessíveis" e tirar a prova por mim mesmo.

Mas continuem comentando sobre cordas. Sempre imprtante saber o que o pessoal anda utilizando.

Abraço a todos!

Editado por Leonardo Rodrigues, 04 julho 2010 - 18:52.

#8 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9190 posts

Postado 04 julho 2010 - 18:59

A maioria dos concertistas atualmente usa D~Addario ou Savarez, um ou outro usa Hannabach e ainda tem um time de veteranos que usa Augustine.

#9 Armando Ferreira

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 121 posts
  • Violões:Luiz Keller - Concerto 2009 - SP/BR
    Emanuel Carvalho TS5 - 2010 - SP/IN

Postado 04 julho 2010 - 19:35

QUOTE(FZanon @ Jul 4 2010, 18:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A maioria dos concertistas atualmente usa D~Addario ou Savarez, um ou outro usa Hannabach e ainda tem um time de veteranos que usa Augustine.

Aproveitando a questão Fábio, qual encordoamento você utiliza em seus violões?

Eu curioso para utilizar as Daddario EXP fiquei interessado em saber qual modelo é utilizado pelos grandes concertistas.

Abraço!

"Educar para a autonomia, porque o homem é do tamanho de seu sonho!"

#10 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9190 posts

Postado 04 julho 2010 - 22:22

Eu uso Augustine Imperial.
Muita gente usa D´Addario pela neutralidade do som, justamente a característica que mais me irrita nela. Mas ela é bem constante de um pacote para outro, dura bem, afina, etc.