Ir para conteúdo

Mercado se ajustando

5 respostas neste tópico

#1 Dilson

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 473 posts

Postado 04 julho 2010 - 18:52

Gente, percebo aqui no fórum e no BrazilianGuitar os membros aprensentando cada vez menos a aquisição de violões de luthier.
Nós últimos anos houve um grande aumento da oferta, eram vários post com fotos de novos violões, cada vez mais apareciam luthiers e ao mesmo tempo os preços dos violões de ponta deram uma aumentada significativa.
Será que esse ano será de uma menor aquisição? Será que estamos chegando no momento onde alguns luthiers serão expulsos do mercado?
Gostaria da opinião dos luthiers do fórum.
A demanda caiu? qual o perfil do violão procurado (top, estudante)?
Qual a perspectiva de preços e de oferta?

Editado por Dilson, 04 julho 2010 - 18:54.

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15338 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 04 julho 2010 - 20:59

O mercado se auto-ajusta. Nem sempre a qualidade é o diferencial, o marketing conta muito - ao menos na primeira compra. A médio prazo a coisa tende a ser mais justa.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 wolf schmidt

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 362 posts

Postado 04 julho 2010 - 22:28

não acho que o mercado esteja se ajustando agora nesse exato momento, o mercado se ajusta o tempo todo e é bem sutil, todos dias surgem novos luthier e saem outros, e não são expulsos, criar um nome solido leva tempo e perceverança , acredito que os que saem do mercado geralmente são os que desistem dele, de inicio é muito ingrato, vc vende pouco e não pode cobrar muito, mas com o tempo, insistencia e o aperfeisoamento isso melhora. eu acho que o importante não é vender muito, mas vender bem! uma boa venda da mais retorno que vender muito para quem toca escondido, essa fonte seca! E o que o Ricardo disse é um fato! publicidade é a alma de qualquer negocio, não adiante vc ser bom e ficar escondido.
agora que modelo de violão vende mais? depende, para encomendas os top saem melhor, mas para pronta entrega os de estudante saem bem melhor. acho que a questão mesmo é encontrar o dono certo para cada violão que vc faz, as vezes demora mais para achar esse cliente, feito isso a venda é só um detalhe!
Wolf Schmidt.
professor e luthier.

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15338 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 04 julho 2010 - 22:42

Mas tem o outro lado do marketing: o cara sai vendendo um monte de violão, por conta de um marketing bem feito, e depois acaba sumindo, pois o trabalho não se sustenta sozinho.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 wolf schmidt

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 362 posts

Postado 04 julho 2010 - 23:00

sim claro, marketing sem produto bom não dura muito, e tambem suporte, o luthier que garante seu trabalho da total assistencia a seus clientes, isso tambem conta, a medio prazo. em suma, trabalho serio terá reconhecimento, é só ter paciencia. não sei se rsrsrsrs ou shif snif.
Wolf Schmidt.
professor e luthier.

#6 Anderson Pedroza

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 68 posts

Postado 05 julho 2010 - 00:55

Isso acontece com todos os setores de comercialização, e com a venda de instrumentos não poderia ser diferente.
O Marketing afeta diretamente a procura do produto, sim, isto é óbvio. E a grande divulgação aliada ao preço baixíssimo que os 'Made in China' apresentam conseguem quebrar qualquer luthier 'sem nome' ou empresa de menor porte, que para correr atrás e tentar ter um preço mais competitivo e, consequentemente, não perderem o lucro reduzem a qualidade na fabricação dos instrumentos, seja com mão-de-obra não qualificada ou com matéria-prima mais barata, e aí o real problema surge: Os clientes mais seletos sentem falta da qualidade de outrora, e partem para um mercado que apesar de cobrar mais apresenta realmente melhor qualidade no serviço/produto prestado, reduzindo ainda mais o lucro dos menores na area de produção de instrumentos, enquanto os menos exigentes aceitam como se fosse realmente lucrativo adquirir um produto de menor qualidade somente pelo pequeno preço...
E como muito bem citou o Ricardo, o Marketing é muito importante no momento do ingresso na área - na primeira compra. Depois disso, creio que o boca-a-boca informal e o conhecimento, que não deixam de ser modos de divulgação do trabalho/Marketing, acabam contando muito mais que a propaganda 'bruta' como vemos por aí.

Não sou luthier, gente, mas acho bem válido compartilhar o pouco conhecimento que tenho sobre economia/publicidade.

TFA

Editado por Anderson Pedroza, 05 julho 2010 - 00:57.

A existência é um fato. Viver é uma arte.
Sri Sri Ravi Shankar

Anderson Pedroza