Ir para conteúdo

Viola de Coxo Atiorbada.

18 respostas neste tópico

#1 Akpp

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 15 posts

Postado 11 julho 2010 - 20:11

Talvez seja um tanto lunático da minha parte pensar que seria possível, e isso até é um pedido para os mais entendidos me dizerem se o é, construir tal instrumento mas em um domingo relativamente ocioso perdi meia hora desenhando esta que seria a junção de duas paixões minhas. A tiorba com a viola de coxo - esta que já foi chamada de alaúde brasileiro.

Compartilho aqui, pois então, a tal:

Uploaded with ImageShack.us

O que acharam, amigos?

#2 Guilherme Jun

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 563 posts
  • Violões:Wolf Schmidt SP/IN (2009)

Postado 11 julho 2010 - 22:16

Bem-vindo!

Interessante ideia da viola, mas... Foi planejada para 20 ordens?
Eu sempre acho curiosos instrumentos de cordas dedilhadas com tantas cordas.
Guilherme J. F.

#3 garcia

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 69 posts

Postado 12 julho 2010 - 00:31

QUOTE(Guilherme Jun @ Jul 11 2010, 22:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bem-vindo!

fala Alan
acho que sim seria possivel , mas a juncao do corpo da viola com o braco e escala da tiorba , ficou um pouco rara , parece que nao casa muito bem e te mando uma sugestao ,
creio eu que falta um elo na juncao de estes dois instrumentos desenhados por ti , e esse ELO , poderia ser tirado do modelo da pipa chinesa , assim daria uma melhor design ao seu intrumento, te mando o link abaixo para que vc veja a famosa pipa chinesa ,

http://www.paulnoll.com/China/Music/mus-pipa.html

gostaria de te parabenizar pois admiro uma pessoa que tenha criatividade , e que uma simples ideia pode mudar muitas coisas ao seu redor , nossa imaginacao e sempre o melhor que temos , e a criatividade (hoje em dia)tem sido uma maneira de NADAR CONTRA A MARE , ja que esta tudo tao padronizado e massificado ,
parabens

QUOTE(Alan Klinke @ Jul 11 2010, 20:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Talvez seja um tanto lunático da minha parte pensar que seria possível, e isso até é um pedido para os mais entendidos me dizerem se o é, construir tal instrumento mas em um domingo relativamente ocioso perdi meia hora desenhando esta que seria a junção de duas paixões minhas. A tiorba com a viola de coxo - esta que já foi chamada de alaúde brasileiro.

Compartilho aqui, pois então, a tal:

Uploaded with ImageShack.us

O que acharam, amigos?

Editado por garcia, 12 julho 2010 - 00:31.

#4 Akpp

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 15 posts

Postado 12 julho 2010 - 08:46

QUOTE(Guilherme Jun @ Jul 11 2010, 22:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bem-vindo!

Obrigado, Guilherme. A verdade é que ela não foi cuidadosamente planejada e muito menos estudada. Ainda estou em dúvida quanto a afinação que utilizarei, se ela terá mesmo 20 cordas - ou mais ou menos - e muitas outras coisas. Foi apenas um exercício divertido - por enquanto.
Eu também sempre os achei curiosos mas passei a gostar muito principalmente pela textura, do bem grave ao bem agudo. É quase um cravo ou piano dedilhado.

QUOTE(garcia @ Jul 12 2010, 00:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
fala Alan
acho que sim seria possivel , mas a juncao do corpo da viola com o braco e escala da tiorba , ficou um pouco rara , parece que nao casa muito bem e te mando uma sugestao ,
creio eu que falta um elo na juncao de estes dois instrumentos desenhados por ti , e esse ELO , poderia ser tirado do modelo da pipa chinesa , assim daria uma melhor design ao seu intrumento, te mando o link abaixo para que vc veja a famosa pipa chinesa ,

http://www.paulnoll.com/China/Music/mus-pipa.html

gostaria de te parabenizar pois admiro uma pessoa que tenha criatividade , e que uma simples ideia pode mudar muitas coisas ao seu redor , nossa imaginacao e sempre o melhor que temos , e a criatividade (hoje em dia)tem sido uma maneira de NADAR CONTRA A MARE , ja que esta tudo tao padronizado e massificado ,
parabens

Poxa, muito obrigado, Garcia. Essa idéia da pipa foi absurdamente genial. Minha mãe, assim que viu o meu desenho, falou o mesmo que você sobre a junção braço-corpo mas foi com a sua colaboração que fiz um retoque que, realmente, deixou a transição muito mais suave. Caso esteja interessado, o novo molde fica assim:

Abraços.

#5 Zanetti

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 803 posts
  • Interests:Violão , fotografia
  • Violões:Marcos Jackel 2009-SP/BR
    Luthier Barros 2007-CD/BR
    Sergio Abreu 2011-SP(OS)/IN

Postado 12 julho 2010 - 11:46

Excelente projeto, agora é só achar o luthier que queira fazer esta viola de coxo atiorbada,,, eu até acho que deverá ser rerduzido o tamnaho como fez o luthier Faria, senão ficaria um " monstro " de tamanho....
abços
Zanetti

#6 Roberto Gomes

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 949 posts

Postado 13 julho 2010 - 09:39

Para o braço sugiro usar cedro da Amazônia (Cedrela odorata) que é leve e estável. A junção braço/ cabaça tem que ter uma boa área interna, uma boa área do cedro adentrando a "caixa" para suportar a tensão de tantas cordas. Não tenho experiência com cabaças, mas seria interessante antes de fazer o instrumento, analisar a tração mecânica longitudinal da peça a ser usada, mas acho que estando bem sequinha aguentará o rojão.

Abraços,

Roberto Gomes
Plantem árvores!!!
Plant trees!!!

#7 Akpp

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 15 posts

Postado 19 julho 2010 - 15:54

QUOTE(Zanetti @ Jul 12 2010, 11:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Excelente projeto, agora é só achar o luthier que queira fazer esta viola de coxo atiorbada,,, eu até acho que deverá ser rerduzido o tamnaho como fez o luthier Faria, senão ficaria um " monstro " de tamanho....
abços
Zanetti

É mais ou menos por aí, Zanetti. Não tenho a menor pretensão, e muito menos logística suficiente, para carregar um bichão de três metros de altura por aí. O tamanho dela será o mínimo possível para que as cordas-baixo sejam graves o suficiente para ter razão de existência pois, caso não fossem, o segundo cravelhame seria meramente estético. Ficam estes detalhes para o luthier que, com certeza, entende mais dos fundamentos matemáticos de construção do que eu.

Aliás, caso alguém saiba algum doido, e instruído, o suficiente para topar um aventura desta, avise-me!

#8 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15296 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 19 julho 2010 - 16:07

Vocês estão realmente falando sério?????
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#9 Akpp

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 15 posts

Postado 19 julho 2010 - 16:13

QUOTE(Ricardo Dias @ Jul 19 2010, 16:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Vocês estão realmente falando sério?????

Sim!

#10 garcia

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 69 posts

Postado 19 julho 2010 - 16:46

ai vai uma dica para fazer o braço .
te aconselharia fazer a viola de coxo atiorbada com materia prima vulgar , para se no caso de nao der certo , vc nao perder bom material ,

http://www.youtube.com/watch?v=5JUnSSlYSn8