Ir para conteúdo

"Restaurando" um Giannini Trovador

5 respostas neste tópico

#1 eltonper

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 3 posts

Postado 12 julho 2010 - 23:32

Olá amigos,

Estou restaurando um violão que encontrei jogado na rua e espero que vocês possam me ajudar. O violão é um Giannini Trovador bem antigo e bem mal cuidado (para se ter uma ideia, o cavalete estava colado com durepoxi!), desde então me sensibilizei e venho trabalhando nele.

Já tirei todo o resíduo de durepoxi que ficou do cavalete e tirei também o verniz (uma camada bem grossa que parece ter sido aplicada com pincel) apliquei um verniz novo de PU nele todo exceto no tampo, onde pretendo aplicar goma laca. Já tenho tudo pronto e me informei bastante sobre a goma laca, mas esbarrei num problema meio bobo: Eu preciso saber que tipo de tinta se usa para fazer o contorno nas extremidades do tampo e como se aplica (a goma laca vai por cima?).

Então por enquanto é isso, depois me preocupo com coisas mais simples como colar o cavalete, ajustar a pestana e o rastilho... rsrs

Abraço

Olha a foto dele como estava:

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15321 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 12 julho 2010 - 23:44

Elton, bem-vindo, mas não perca seu tempo. Passar goma laca nesse violão não faz nenhuma diferença, não serve nem como treinamento. E muito provavelmente o braço estará empenado também. Não vale minimamente a pena perder tempo nele, acredite! Mas, se ainda assim insistir, basta usar qualquer tinta que não seja diluída da mesma forma que o verniz a ser usado: se goma-laca, use tinta a óleo. Pinte primeiro, passe o verniz depois.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 eltonper

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 3 posts

Postado 13 julho 2010 - 00:30

Olá Ricardo, obrigado pela resposta, estou pensando em aplicar verniz no tampo também já que não faz diferença.

Eu esqueci de mencionar, mas já tinha levado ele a um luthier, mas decidi fazer o serviço eu mesmo para aprender... E a propósito, o braço não está empenado...

Mas fiquei intrigado: O violão é tão ruim assim?

Não serve como treino pra reformas, ou pra tocar? Ou ambos?

Eu digo isso porque das pessoas que apresentei esse violão só ouvi comentários positivos (inclusive o luthier), estariam eles enganados (ou me enganando rsrs)?

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15321 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 13 julho 2010 - 00:38

Elton, o Gianinni Trovador só ganha do Tonante da Rei dos Violões. É um dos piores violões jamais construídos. Algumas coisas servem como treinamento, como consertar rachaduras, coisas assim. Como reforma, não serve, pois a construção dele é muito mal feita.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 eltonper

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 3 posts

Postado 13 julho 2010 - 00:56

Rsrsrs Tonante é cruel...

Ok, de fato já até percebi algumas coisas bizarras na construção dele... tem coisas mal feitas que até um leigo como eu percebe...

Mas sabe o que acontece? Por causa desse violão já aprendi muitas coisas que não sabia sobre instrumentos, e além disso já criei até uma certa ligação sentimental com ele (sim, eu sou assim rsrs).

Quando eu terminar o tampo, terei que colar o cavalete, fazer o rastilho e a pestana. Não é um bom treino?

Obrigado pela atenção ao novato perguntão!

#6 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 13 julho 2010 - 12:13

Tire umas fotos para que possamos conhecer.
Sempre é possível aprender mais uma das infinitas maneiras de como não se deveria construir um violão.
E gostei desse seu carinho pelo instrumento rejeitado. parabens.gif

RD, não é nada fácil manter o título de pior dos violões jamais construído!

dany.eudes