Tenho uma Otima peça de cedro rosa que pretendo usar para contruçao de um braço de Violão Classico, porem o corte da peça eh do tipo Flat Saw (com veios deitados). Alguem sabe de algum problema em utilizar este tipo de corte ?
FlatSaw ou QuarterSaw ?
Criado por Eduardo Andrade, 16 Jul 2010 17:35
14 respostas neste tópico
Postado 16 julho 2010 - 17:35
Postado 17 julho 2010 - 20:09
QUOTE(Eduardo Andrade @ Jul 16 2010, 17:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tenho uma Otima peça de cedro rosa que pretendo usar para contruçao de um braço de Violão Classico, porem o corte da peça eh do tipo Flat Saw (com veios deitados). Alguem sabe de algum problema em utilizar este tipo de corte ?
Quais as dimensões?
Postado 18 julho 2010 - 02:38
ambas sao utilizaveis , mas a quarter saw e mais dura e resistente a tensao das cordas
Postado 18 julho 2010 - 11:13
QUOTE(Eduardo Andrade @ Jul 16 2010, 17:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A peça bruta tem 8 cm de largura X 2,3 cm espessura X 65 cm de comprimento..
Postado 18 julho 2010 - 12:00
suficiente
Postado 18 julho 2010 - 18:37
quando eu tenho uma prça dessas eu geralmente faço um reforço no meio, cortando o braço no comprimento e instalando uma peça de jacaranda, ebano ou pauferro como um tensor fixo, ajuda e da muito resistencia, alem de um visual interessante.
Wolf Schmidt.
professor e luthier.
professor e luthier.
Postado 18 julho 2010 - 23:40
Acho fundamental fazeres o que o Wolf sugere.
Eu abriria o braço ao meio, inverteria as madeiras pondo as peças em posições opostas (o lado externo passaria a ser a parte central do braço) e instalaria uma madeira dura entre elas. Uma madeira que não seja completamente radial ou tangencial, com fibras à 45º por exemplo, se transforma num excelente braço com esse sistema.
Contudo, acho que o braço é uma peça muito barata e não justificaria correres riscos desnecessários com uma orientação de fibra instável como esta. Mesmo que não venha a apresentar problemas como torção ou empenamento, é flexível e absorverá mais vibrações das cordas, ficando o teu violão com uma sustentação de som menor que teria, caso utilizasses um braço mais rígido.
Eu abriria o braço ao meio, inverteria as madeiras pondo as peças em posições opostas (o lado externo passaria a ser a parte central do braço) e instalaria uma madeira dura entre elas. Uma madeira que não seja completamente radial ou tangencial, com fibras à 45º por exemplo, se transforma num excelente braço com esse sistema.
Contudo, acho que o braço é uma peça muito barata e não justificaria correres riscos desnecessários com uma orientação de fibra instável como esta. Mesmo que não venha a apresentar problemas como torção ou empenamento, é flexível e absorverá mais vibrações das cordas, ficando o teu violão com uma sustentação de som menor que teria, caso utilizasses um braço mais rígido.
Postado 19 julho 2010 - 00:03
Confesso que não gosto muito dessas coisas, não. Acaba que um dos lados pode reagir, o outro não.
Postado 19 julho 2010 - 00:22
A tendência é de que os dois lados façam o mesmo movimento, em direções opostas, criando a amarração. Alguns espanhós fazem apenas um rasgo nos braços, como se fossem instalar um tirante, apenas com a intenção de interromper as fibras e evitar torções.
A melhor madeira, além de orientação de fibras, está estabilizada pela antiguidade, o que costuma ser um problema para quem se inicia no ramo...
A melhor madeira, além de orientação de fibras, está estabilizada pela antiguidade, o que costuma ser um problema para quem se inicia no ramo...
Postado 19 julho 2010 - 00:47
É verdade, antiga é bom. Mas é que ao longo dos anos vi TANTO braço ensanduichado empenar e até mesmo se soltar, que realmente não sou fã do processo, não.