Um amigo químico me disse, numa conversa de bar, lá pela 20ª garrafa de Skol, que os higrômetros são mais imprecisos do que consta nas suas especificações... Que existem exceções, e para isso que serve o teste, para identificar o higômetro mais fidedigno a real UR...
A forte dor de cabeça não me deixa lembrar direito, mas acho que era para colocar uma colher de sal misturado a algumas (poucas) "gotas" de água - não era para dissolver, era só para deixar o sal um pouco molhado - e fechar o higrômetro, juntamente com o sal, naqueles sacos plásticos herméticos durante 6 horas... Me parece que a umidade fica exatamente a 75% nessa 6ª hora, aê é só comparar com a diferença mostrada no higrômetro e, segundo ele, se decepcionar... rsrsrs
Mas vem cá, isso procede...??? Acabei de comprar um higrômetro que deve chegar até sexta-feira... E estou mais ancioso para fazer este teste do que realmente aferir a umidade.. rsrsrs..
Fico no aguardo...
Teste de calibração do Higrômetro
Criado por Marcelo Jah, 19 Jul 2010 13:05
7 respostas neste tópico
Postado 19 julho 2010 - 13:05
Postado 20 julho 2010 - 00:57
Nunca havia ouvido falar desse teste...
Meus higrômetros são todos digitais da hiseg. Eles admitem uma variação de 3 a 4%. Coloco todos juntos no mesmo ambiente (lado a lado, na mesma altura) e após a estabilização as variações são insignificantes.
Acredito que o sistema mais preciso seja o psicrômetro, contudo é bastante difícil mantê-lo em condições perfeitas de uso, mas a comparação da variação de temperatura entre o bulbo úmido e o seco é a mais precisa para determinar a umidade ambiente, pelo que me foi ensinado, nos tempos do guaraná com rolha e comunicação por telégrafo... Serve, inclusive, para determinar a sensação térmica, que seria a temperatura indicada no bulbo úmido..
Meus higrômetros são todos digitais da hiseg. Eles admitem uma variação de 3 a 4%. Coloco todos juntos no mesmo ambiente (lado a lado, na mesma altura) e após a estabilização as variações são insignificantes.
Acredito que o sistema mais preciso seja o psicrômetro, contudo é bastante difícil mantê-lo em condições perfeitas de uso, mas a comparação da variação de temperatura entre o bulbo úmido e o seco é a mais precisa para determinar a umidade ambiente, pelo que me foi ensinado, nos tempos do guaraná com rolha e comunicação por telégrafo... Serve, inclusive, para determinar a sensação térmica, que seria a temperatura indicada no bulbo úmido..
Postado 20 julho 2010 - 01:15
É verdade, Eduardo, esse é o mais preciso mesmo. Nos outros, a precisão peca em até 20%. Mas houve um caso bem mais grave, conheço um luthier que achava que fechava seus instrumentos a 40% e na verdade fechava a quase 20...
Postado 20 julho 2010 - 10:30
Ricardo, sempre ouvi falar que para fechar instrumentos ou mesmo colagens mais delicadas, tais como emenda das peças do fundo ou tampo, a menor umidade era melhor, pois a propenção da madeira rachar era menor, isso n seria uma vantagem então?
visitem o blog:
http://www.oficinacev.blogspot.com/
http://www.oficinacev.blogspot.com/
Postado 20 julho 2010 - 12:21
Não, pois qualquer umidade um pouco maior fazia o instrumento empenar. O ideal seria algo entre 45 e 60%, pois aguentaria secura e umidade. A 20%, 50% é um dilúvio, empena tudo. Imagina no Rio, onde o normal é 80%!
Postado 13 dezembro 2010 - 14:08
Alguém conhece uma boa marca e modelo que eu possa encontrar na Alemanha?
Obrigado!
Obrigado!
Abraços,
Marco A.
Marco A.
Postado 13 dezembro 2010 - 14:49
Aqui eu achei Fischer, TMA e WMF, Hama... Alguma idéia?
Abraços,
Marco A.
Marco A.
Postado 13 dezembro 2010 - 15:19
QUOTE(Marco A. C. Lima @ Dec 13 2010, 14:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Aqui eu achei Fischer, TMA e WMF, Hama... Alguma idéia?
Marco, sou novo aqui no fórum - quer dizer, é meu primeiro comentário, tenho sido observador há mais de ano - e tenho certa vivência com instrumentos de medição em geral.
Pelo que me pareceu, o Fischer PARECE ser bom, mas é importante que você observe a precisão do instrumento e qual seu propósito - quero dizer, se você considera que erro de 5% na umidade relativa é aceitável, você terá várias opções; se precisar de uma margem de erro menor, sua busca terá menos resultados. Se você prefere um instrumento com mostrador digital, verifique sempre a precisão.
Pesquisei e vi um termohigrômetro digital, com precisão de +- 5% de umidade relativa, ou seja, o mostrador aponta 55% e você pode estar entre 50% e 60% de umidade relativa.
Lembre-se também que instrumentos mais precisos custam mais que outros com margem de erro menor.
Espero ter ajudado mais que confundido...
Um abraço!