Ir para conteúdo

Recital em SP: João Paulo Figueiroa

10 respostas neste tópico

#1 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 19 julho 2010 - 15:22

Pessoal,

quem conhece o João tocando sabe que ele é fantástico. O nivel do cara está lá em cima. No Vital Medeiros ele emocionou e impressionou a platéia. Técnica incrível, com musicalidade.

Vai ser no dia 29 de Julho, as 21 horas no Sesc Ipiranga. É mais um recital pelo fantástico Movimento Violão, que é uma iniciativa do Paulo Martelli, e que faz um bem danado ao violão no Brasil.

Deve ter recitais em Araraquara e Ribeirao também!

Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#2 CarlosEdu

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1426 posts
  • Violões:Emanuel Carvalho

Postado 19 julho 2010 - 16:27

Poxa a maturidade do cara é bem legal

João Paulo Figueirôa Plays Domenico Scarlatti Sonata K.1
http://www.youtube.com/watch?v=E1iBcsuOg9k

João Paulo Figueirôa plays La Maja de Goya by Enrique Granados (Amo essa peça! A interpretação dele tá legal.)
http://www.youtube.com/watch?v=De4EJTcJZbs

João Paulo Figueirôa plays Primavera Porteña by Astor Piazzolla
http://www.youtube.com/watch?v=N9Bfa5hNKZs...feature=related

*Espero dias melhores em que essa minha terra abençoada nos prestigie com esses festivais, pois a escassez é grande.

Licenciatura em Musica - 2012 na FACESA - Matriculado

Estudando Violão com profº Gilson Santana da classe de Mário Ulloa.

#3 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts

Postado 26 julho 2010 - 18:54

Recebi a divulgação oficial:

João Paulo Figueirôa tem se destacado como um dos grandes violonistas de sua geração,
atuando ativamente, como solista, camerista e ao lado de orquestras em diversos palcos no
Brasil e nos EUA. O seu trabalho vem sendo destacado em programas de rádio como The Front
Row (NPR/KUHF/88.7 FM - Houston Public Radio-TX ) e Artist of the Week (NPR/WDIY/88.1 FM
Lehigh Valley Public Radio-PA). No ano de 2009, realizou um concerto, a convite da embaixada
brasileira nos EUA, na Semana Brasileira de Arte no Kennedy Center of Performing and Arts.
Nascido em Salvador (BA), João Paulo Figueirôa iniciou seus estudos de violão com seu pai, um
talentoso amador. Em 1994 ingressou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia,
onde graduou-se pelo curso Básico em violão e posteriormente obteve o Bacharelado, ambos
sob a orientação do Professor Mário Ulloa.

Em 2003, João Paulo mudou-se para os EUA onde obteve o Master of Music (M.M) e o Doctor
of Music Arts (D.M.A), ambos pela Florida State University (FSU). Por cinco anos, enquanto
esteve trabalhando no mestrado e doutorado, foi orientado por Bruce Holzman. Durante esse
mesmo período exerceu o cargo de professor assistente na FSU onde foi nominado para o
prêmio de Outstanding Teaching Assistant em 2006. Sua atuação como didata extende-se
também a festivais de violão onde frequentemente ministra cursos no Brasil e nos EUA.
João Paulo Figueirôa recebeu várias premiações em mais de uma dezena de Concursos de
Violao, entre eles destacam-se: primeiro lugar no Concurso Nacional Musicalis – 2000, Premio
Salomão Rabinovitz no Concurso Jovens solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, primeiro lugar
no MTNA Competition – Music Teachers National Association – 2004 e o primeiro lugar no
Columbus State Competition 2007.

João Paulo Figueirôa atualmente mora em Washington, DC e vem trabalhando no lançamento
do seu primeiro CD, gravado em Setembro de 2009. João utiliza violões construído pelo Luthier
Samuel Carvalho e Robert Ruck.

Official website: www.jpfguitar.com
Samuel Huh

#4 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 26 julho 2010 - 19:39

O recital dele no Vital Medeiros foi histórico. Quem puder, não perca de jeito nenhum, é um violonista excepcional.

#5 Alan Guerreiro

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 455 posts
  • Violões:Lucio Jabob, 2010, SP, BR

Postado 26 julho 2010 - 23:16

Infelizmente tive que ir embora no domingo a noite e não vi o seu recital no vital medeiros desse ano,
mas irei na semana q vem ve-lo em araraquara!

#6 Felipe Novo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 70 posts
  • Interests:Ajuda tanto para estudos quanto no profissional<br /><br />Saber das apresentações<br /><br />Conhecer as pessoas do meio violonístico
  • Violões:Samuel Carvalho Double Top (Cedro)

Postado 26 julho 2010 - 23:22

me falaram do lendario recital do vital.

quero só ver hein.rsrsrs

#7 Vitor Pedroso

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 204 posts
  • Violões:Valentim Gomes, 2008, pinho

Postado 27 julho 2010 - 09:52

QUOTE(Alan Guerreiro @ Jul 26 2010, 23:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Infelizmente tive que ir embora no domingo a noite e não vi o seu recital no vital medeiros desse ano,
mas irei na semana q vem ve-lo em araraquara!

Lembrando que o recital em Ribeirão Preto é hoje, dia 27 no Teatro Minaz e aqui em Araraquara amanhã, dia 28 as 21h no Teatro Municipal.

Alan, fui aluno do Geraldo Ribeiro e do Edson Lopes até ano passado, quando me formei no Conservatório. Acha eu lá pra trocar ideia! Abraço.

#8 Alan Guerreiro

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 455 posts
  • Violões:Lucio Jabob, 2010, SP, BR

Postado 27 julho 2010 - 18:23

Isso!
é amanhã, errei a data!
Procurarei-te sim!

o/

#9 Vitor Pedroso

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 204 posts
  • Violões:Valentim Gomes, 2008, pinho

Postado 29 julho 2010 - 08:47

Foi muito legal o recital. O João Paulo tá tocando muito bem mesmo. Achei legal que ele tá morando nos EUA há 7, 8 anos e agora ele fala português com sotaque americano. É um baiano gringo...
Começou com a Fantasia Op. 19 do Legnani. Tocou muito bem, mas EU acho uma peça muito sem graça.
Depois Piazzolla, Invierno e Primavera Porteña, Scherzo-Vals do Llobet.
Três Peças Espanholas do Rodrigo e a Aquarelle do Sérgio Assad.
La Maja de Goya de Bis.

Gostei bastante. Ele tocou num violão recém nascido (10 dias) do Samuel Carvalho, que estava lá assistindo ao lado do Huh! O violão é muito novo, eu sei, mas o som, pra mim, era um pouco nasal demais. Em suma, sei lá.

#10 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts

Postado 30 julho 2010 - 11:41

O recital em SP foi bem legal, até melhor que o de Araraquara. Como esse foi filmado, deve passar na programação do Sesc TV futuramente!

Em Araraquara achei que a regulagem do som nas caixas estava com muito médio mesmo. No Sesc, a amplificação foi quase nada, só um reforço, e deu pra ouvir mais o som natural. Aparentemente a filmagem ficou com um audio fantástico, e o técnico e a equipe de produção do programa ficaram impressionados. O João se provou um músico de primeira, e que sob pressão (tocar sabendo que tem 6 a 8 cameras te filmando pra TV não é fácil) deu o melhor recital dos 3 da série!

Os pontos altos:

Nas 3 peças de Rodrigo, a Passacalha do João Paulo é a melhor que já ouvi. É impressionante o que ele consegue criar de clima neste movimento. Dos 3, a Passacalha sempre me foi a menos favorita, nunca gostei dela, na verdade, a achava fraca. Mas a performance dele me fe-la ver com outros olhos. Realmente o músico faz a música. Foi meio consenso com muitos da plateia que a Passacalha do João é a melhor interpretação que conhecemos desse movimento.

A Aquarelle do Sergio Assad é outro ponto alto do repertório do João Paulo. Ele fez o doutorado dele na analise das obras do Sergio, e toca isso com uma maestria rara. Quem conhece, sabe que a peça é de nivel de difculdade alto, e ele a tocou com técnica, e musicalidade!

E a Scherzo-Valz, de Llobet, fica também impressionante na mão dele. O João interpreta essa valsa maravilhosamente, com andamento bem scherzando mesmo, jovial, e criando grande efeito.
Samuel Huh