Ir para conteúdo

Decorar músicas com rapidez

41 respostas neste tópico

#1 Ricardo Henrique

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 175 posts

Postado 20 julho 2010 - 21:57

Olá a todos do fórum, estou postando este tópico pois estou estudando a suite 3 para cello do Bach e ela tem 16 folhas, então surgiu a questão...
Existem caminhos para decorar essa suite mais rápido...
Me disseram para ficar lendo ela inteira todos os dias fazendo anotações nos trechos de maior dificuldade e treinando eles a parte até decorar mas as vezes sinto mais facilidade em pegar apenas o preludio, por exemplo, e tocar varias vezes até decorar e depois a allemande, etc,etc...mas também sinto que demora um pouco dessa forma.
Acredito que possam me ajudar nessa questão.
Valeu!!

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15295 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 20 julho 2010 - 22:15

Sou péssimo em decorar, mas tenho uma dica que o Sergio Abreu me disse ontem: se preocupar com as partes mais difíceis vai te ajudar a errar as fáceis! Dito isso, estou interessadíssimo em dicas para memorização também!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Erasmo Valeriano

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 46 posts
  • Violões:Valentim 2009 Cd/Jd

Postado 20 julho 2010 - 22:34

Eu acabo decorando a peça mecânicamente, o que não é muito bom porque se você erra um dedo, vai tudo por água a baixo.
A minha leitura ainda não é muito boa, então decoro parte por parte, de qualquer peça.
Erasmo Valeriano

#4 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2349 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 20 julho 2010 - 23:19

Normalmente hay una relación inversa entre la habilidad para memorizar y la habilidad para leer, aunque hay alguna gente que hace las dos cosas con facilidad.
En mi caso, hay algunas músicas que memorizo rapidamente y otras que me cuestan mucho trabajo. No sé muy bien la razón.
En todo caso, para las piezas difíciles de memorizar es bueno intentarlo poco a poco, dando la vuelta a la partitura y obligándose a tocarla, aunque sea por pequeños fragmentos.

Juan

#5 Delduque

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 7 posts

Postado 21 julho 2010 - 01:10

Ricardo não se preocupe tanto em decorar , estude dividindo em trechos depois fazendo a ligação de um trecho com outro e sempre com a partitura na sua frente.Estudar com a procupação de decorar dá a maior ansiedade.Na minha opinião é melhor vc tocar bem lendo do que de cor esquecendo partes da música.Abs.

#6 Caio B.

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1860 posts

Postado 21 julho 2010 - 02:00

Eu geralmente decoro com mais facilidade quando leio a música algumas vezes para depois decorar. Isso ajuda, também, a evitar a execução equivocada de certos trechos, como notas erradas, erro de andamento, etc. Memorização é uma coisa complicada, pois tem pessoas com bastante facilidade e não há uma explicação muito exata para descrever tal facilidade. O que se pode dizer é que há um tripé do músico intérprete que é a memorização visual/tátil/auditiva. Quem já fez transcrição, por exemplo, sabe que é muito mais fácil transcrever músicas que o ouvido já está acostumado, do que músicas que são escutadas na hora para serem transcritas. O que me leva a crer que a leitura, como também a audição por parte de outros intérpretes, é fundamental para acelerar a memorização de uma peça. Só pra ilustrar a questão das multi faces da memória, quase todo violonista que esteja dentro do universo do violão há um tempo, sentirá mais facilidade em decorar uma peça do Barrios do que um Cyril Scott, isso porque a música que mais vivenciamos tende a ser a do Barrios. Também a uma questão estética que auxilia a memorização. Geralmente decoramos com mais facilidade o estilo de música ao qual mais escutamos, se for choro, a facilidade em decorar esse gênero é maior, se for dodecafonismo, idem, moderna, tango, etc. Recomendo que você escute bastante música barroca, talvez até improvisando temas, pode ser que auxilie na questão da memorização.

#7 prankstare

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 63 posts

Postado 21 julho 2010 - 02:26

En mi caso, hay algunas músicas que memorizo rapidamente y otras que me cuestan mucho trabajo. No sé muy bien la razón.

Talvez porque são aquelas canções nas quais têm mais valor emocional para você, aliado a repetição. :-)

Não sei como é no lado erudito, que é bem mais complicado, mas eu não sou muito adepto a leitura - acho que gravo mais rapido quando decoro e tento passar mecanicamente só de cabeça.

#8 augusto yamaguti

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1101 posts
  • Violões:Francisco de Assis CD-IN

Postado 21 julho 2010 - 08:11

Aproveitando ... o que é mais importante : uma ótima leitura ou uma ótima memória ? Particularmente gostaria de ter uma ótima leitura, para começar...Se vc tem de cara uma ótima memória, como Juan citou, vai acabar deixando a leitura de lado (acho). Se vc tiver uma ótima leitura, a repetição faz com que vc memorize(acho).

Com uma ótima leitura a possibilidade de aumentar o repertório deve ser favorecida...meu sonho seria um dia, pegar uma partitura desconhecida e em algumas horas sair tocando, mesmo que meia-boca...meu sonho(rs).

Se me permitem pegar carona no tópico, como fazer para melhorar a leitura também ?

#9 rods

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 146 posts

Postado 21 julho 2010 - 08:53

Um texto qualquer pode ser visto como uma simples sequência de letras. Mas imagine decorar uma sequência de letras. O que decoramos são as palavras, ou melhor ainda a relação entre as palavras. O sentido do texto. O significado.
Se você estudar uma música, dissecá-la, buscar entender a história que está sendo contada, decorar passa a ser uma consequência ...
Rodrigo

#10 Brito

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 90 posts
  • Violões:Emanuel Carvalho ( TS5 ) - 2010

Postado 21 julho 2010 - 09:15

Concordo com o Juan e com o Augusto.

Memorizo até com certa facilidade, porém minha leitura é sofrível e acho que boa parte se deve à maneira como estudo.
Leio um trecho, com muita dificuldade por sinal, e depois toco repetidamente até "internalizá-lo" . Depois toco a peça do inicio, acrescentando o último trecho. E assim por diante.

Dessa maneira, leio a peça poucas vezes e quase sempre "picotada".
Talvez por isso minha leitura seja tão ruim.

"Se me permitem pegar carona no tópico, como fazer para melhorar a leitura também ?"

Brito