Ir para conteúdo

Rastilho partido ao Meio

11 respostas neste tópico

#1 Rodrigo Mendes

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 223 posts

Postado 23 julho 2010 - 08:55

Caros Colegas, tenho uma dúvida. Existe algum problema em dividir o rastilho ao meio no cavalete? Pois pretendo usar um material que pelo seu tamanho, necessitarei usar duas partes para integralisar uma peça de rastilho inteiro. Caso positivo, posso colar as duas partes ou devo deixa-las somente encostadas.... Ou esta experimentação de nada adiantará? O material que usarei chama-se JARINA que é denominado marfim vegetal, muito conhecido em nossa região amazônica. Aguardo manifestações. A minha busca é com a qualidade sonora e eventual perda de qualidade.....Um abraço. Rodrigo Mendes

#2 Guilherme Jun

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 563 posts
  • Violões:Wolf Schmidt SP/IN (2009)

Postado 23 julho 2010 - 09:49

Se deixar as partes somente encostadas, há um risco razoável de surgir algum zumbido, a não ser que a região de contato seja perfeitamente nivelada, creio eu. Acho que ou vc deixa as partes separadas, ou cola, ou encosta muuuito bem.

Sempre tive curiosidade de como ficaria um violão com rastilho sem continuidade...
Guilherme J. F.

#3 edvalson

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 654 posts
  • Interests:musica, literatura, sociologia, antropologia, história
  • Violões: Lucio Jacob 2009 sequoia/jacarandá; Guitarra da renascença Lucio Jacob 2009 pinho/maple/cedro

Postado 23 julho 2010 - 10:05

Os dois violões Mario Gropp - luthier europeu muito bem conceituado - que vi, tem o rastiho em duas peças, uma delas

apoiando as 3 primas e a outra os bordões. Não estão dispostas como simples continuação, mas algo como tentyo mostrar abaixo.

/
/

Editado por edvalson, 23 julho 2010 - 10:07.

Senescendo et addiscendo

#4 Edilson Eulalio

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 82 posts
  • Violões:Joaquim Dornelas - Ano 1973

Postado 23 julho 2010 - 10:15

QUOTE(Rodrigo Mendes @ Jul 23 2010, 08:55 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Caros Colegas, tenho uma dúvida. Existe algum problema em dividir o rastilho ao meio no cavalete? Pois pretendo usar um material que pelo seu tamanho, necessitarei usar duas partes para integralisar uma peça de rastilho inteiro. Caso positivo, posso colar as duas partes ou devo deixa-las somente encostadas.... Ou esta experimentação de nada adiantará? O material que usarei chama-se JARINA que é denominado marfim vegetal, muito conhecido em nossa região amazônica. Aguardo manifestações. A minha busca é com a qualidade sonora e eventual perda de qualidade.....Um abraço. Rodrigo Mendes

Veja foto de número 8 no seguinte link :

http://www.classical-guitars-plus.co.uk/pr...+Concert+Guitar

#5 Rodrigo Mendes

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 223 posts

Postado 26 julho 2010 - 13:15

Edilson, O problema é que o rastilho encontra-se torto. E penso que pode comprometer, logicamente, a afinação do violão...

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15323 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 26 julho 2010 - 13:30

Isso é uma compensação para justamente tentar melhorar a afinação.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#7 Rodrigo Mendes

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 223 posts

Postado 28 julho 2010 - 09:02

Que coisa heim!!!!! E como fica a medida exata entre as distâncias em relação à 12ª Casa? Não dá diferença? Visualmente penso que sim Ricardo...

#8 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15323 posts
    Spruce

Postado 28 julho 2010 - 12:07

Dá diferença, sim. É que cada luthier usa uma compensação diferente para fazer sua escala: uns usam embutida, outros acrescentam no final. Esse aí acrescentou no final, mais na 6ª e 3ª, menos na 5ª e 2ª, nada na 1ª e 4ª. Se bem feito, no fim dá no mesmo.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#9 Rodrigo Mendes

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 223 posts

Postado 28 julho 2010 - 12:09

Que interessante....Vivendo e apreendendo. Mas gostaria de ver na prática.....Você gosta desta postura na lutheria?

#10 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15323 posts
    Spruce

Postado 28 julho 2010 - 12:33

Não pois acho desnecessariamente trabalhosa. Dá um trabalho danado fazer isso para, no fim das contas, afinar igualzinho aos sem essa compensação toda. Mas para o usuário, se for bem feita, nenhum problema.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro