Ir para conteúdo

Captação para violao nylon

5 respostas neste tópico

#1 THIAGO ALVES

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 3 posts

Postado 25 julho 2010 - 19:31

Olá amigos.

Estou comprando um novo violão (nylon). Depois de muito pesquisar estou quase certo de pegar um TS6 do Emanuel Carvalho. Enfim vou ter um bom violão!!! Já estive com Samuel Huh e fui muito bem atendido. Experimentei o instrumento e achei de excelente qualidade. Nem se fale no preço, que realmente é muito bom pela qualidade do violão.

Minha dúvida ainda é com relação à captação, já que pretendo utilizá-lo, "algumas vezes" plugado.

Toco mais MPB e Bossa Nova e a utilização do violão será mais caseira. Não sou profissional e não faço apresentações. Longe disso... (rsrsrs)

A dúvida da captação é a seguinte:

O TS6 pode ser adquirido com uma captação fishman Classic 4t já instalada. A peça já instalada sai por R$ 500,00 (preço interessante). Essa captação vem com equalização e afinador, mas impõe furar o violão. Se não me engano, é uma captação somente de rastilho (sem mic embutido). Não conheço a qualidade dessa captação Classic 4t. Já ouvi comentários de que é um fishman fabicado na China e que, por isso, a qualidade não é tão boa. As dúvidas, nesse caso, são as seguintes: essa captação Classic 4t é boa? Funciona bem para violão de nylon? Vou perder muito no som do violão em razão de ter que furá-lo para instalar a captação?

Tenho ainda indicações de outros produtos da fishman para instalar: o "prefix pro blend" e o "infinity matrix".

O primeiro, prefix pro blend além do rastilho também tem um mic embutido. Nesse caso também é necessário furar o violão, pois essa captação tem equalização. Li algumas opiniões sugerindo que o mic, no meu caso, não seria muita vantagem, dada a dificuldade de equalização e microfonia. Para utilização do mic precisaria ter outros equipamentos de boa qualidade como caixa de som e mesa. Uma desvantagem dessa captação seria o preço. somente a peça custa em torno de R$ 1000,00 (ainda terei o custo da instalação).

A outra captação, muito bem cotada é a infinity matrix (também fishman). Essa parece também ser apenas de rastilho. A instalação parece ser mais simples. Acho que o violão não sofreria abalos pois os furos necessários são mínimos. Acho que essa captação não tem equalização. Nesse caso, como equalizar o som??

O ideal seria testar todas as captações, mas não é tão simples de encontrar.

Bom. É isso meus amigos.

Quero agora um bom violão, com uma boa captação e gostaria do auxílio daqueles que conhecem mais do assunto.

Será que vale a pena instalar a Classic 4t, a prefix pro blend, ou a infinity matrix???? Lembrando que o uso não é profissional.

A preocupação lógico é com a qualidade do som, mas também não posso desprezar o preço.

A Classic 4T custará, instalada, R$ 500,00;

A infinity matrix, custará, instalada, R$ 1.000,00;

A Prefix pro Blend custará, instalada, R$ 1.500,00.

Aceito outras sugestões.

Conto com a colaboração de vocês.

Desde já agradeço as opiniões e desculpo-me pelo longo texto.

abs

#2 Adson Issi

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 51 posts

Postado 26 julho 2010 - 16:26

Fala Thiago
tudo bem??

sobre a captação de violão de nylon, ou seja, captação mesmo e não microfonação, da uma pesquisada ai no forum porque provavelmente existe algum tópico com essa discussão. A propósito se voce não quer nada para uso profissional, talvez valeria a pena voce não furar seu instrumento e comprar um microfone daqueles condenser, isso pode ser uma possibilidade boa, sem que haja danificação e perfuração no instrumento, o que na minha opinião não é adequado. Abraços.

#3 Eduardo A Cordeiro

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 42 posts

Postado 26 julho 2010 - 21:13

QUOTE(THIAGO ALVES @ Jul 25 2010, 19:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A outra captação, muito bem cotada é a infinity matrix (também fishman). Essa parece também ser apenas de rastilho. A instalação parece ser mais simples. Acho que o violão não sofreria abalos pois os furos necessários são mínimos. Acho que essa captação não tem equalização. Nesse caso, como equalizar o som??

Thiago,
O Infinity tem um equalizador que fica suspenso pelo jack. O acesso aos controles de tonalidade e volume são feitos pela boca do violão e, de fato, dos citados é o que causa menor dano ao violão...

#4 F. Pacheco

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 143 posts
  • Violões:Sugiyama 2001 CD/IN Sergio Abreu 2003 SP/BR

Postado 27 julho 2010 - 00:30

Como já havia comentado em outro post, tem uma captação que o Paulo Bellinati está usando ultimamente, só ouvi bons comentários, chama Carlos Juan, o sistema é parecido com o Infinity da Fishman. Vale a pena conferir.

#5 MTadeu

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 23 posts
  • Interests:Tecnicas violonísticas, lutheria, eventos, troca de informações
  • Violões:Tercio Ribeiro 7 cordas 2007 (CD/BR)
    Saraiva 7 Cordas 2009 RMC (CD/BR)

Postado 28 julho 2010 - 21:35

QUOTE(F. Pacheco @ Jul 27 2010, 00:30 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Como já havia comentado em outro post, tem uma captação que o Paulo Bellinati está usando ultimamente, só ouvi bons comentários, chama Carlos Juan, o sistema é parecido com o Infinity da Fishman. Vale a pena conferir.

Olá, Pacheco. Tem mais informações sobre esta captação ? Esta eu não conheço, mas se o Bellinati esta usando, deve ao menos ser pesquisada.

Tiago, se seu uso não for assíduo na captação, ou não tiver que tocar com banda ou coisa similar, realmente a microfonação é a melhor opção. Se não for condenser (há muitas opçoes), gosto do AKG 411 (contato) e do Audio Technica Pro 70 ( adaptável à boca). Nestes casos, para não complicar com pedais, ou outra solução, a equalização é feita na mesa, ou no amp.

Indo para a captação, certamente a de rastilho´passiva é a menos agressiva, porém, também terá que contar com a regulagem da mesa. Nesta modalidade, tive excelente resultado com o captador Highlander.

Caso seja realmente necessário uma captação para uso intenso, aí, o que eu encontrei de melhor é reamlente o RMC. Tive durante 9 anos num Suguyiama 7 cordas, com ótimos resultados, e hoje a tenho num Saraiva 7 cordas. Há uma versão com pré extreno. Vantagem adicional : Tem saída MIDI. Desvantagem: como a captação funciona através de um sensor específico para cada corda, o rastilho será substituído pelos sensores. Se o seu uso for música popular, como solista e acompanhante, não ´haverá problema. Mas se você é um músico voltado para o repertório erudito, esta não será a sua solução.

No tópico já houve comentários extensos a este respeito.

Abraço,
.'. Marcos Tadeu

#6 THIAGO ALVES

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 3 posts

Postado 29 julho 2010 - 14:54

OLÁ PESSOAL,

AGRADEÇO A ATENÇÃO DE TODOS ATÉ AGORA.

DEVO PEGAR MEU TS6 AMANHÃ. DIANTE DE TANTAS OPÇÕES, ACHO QUE DE IMEDIATO NÃO VOU INSTALAR CAPTAÇÃO ALGUMA. VOU VER SE LEVO O VIOLÃO ATÉ O SARAIVA E CONVERSO COM ELE. ACHO QUE ELE PODE AJUDAR TAMBÉM. PODE AVALIAR O VIOLÃO E, DEPENDENDO DO USO ME INDICAR ALGUM OUTRO TIPO DE CAPTAÇÃO.

ACABEI ENCONTRANDO A CAPTAÇÃO FISHMAN PREFIX PRO BLEND E TAMBÉM A INIFINITY MATRIX NUM VALOR MAIS ACESSÍVEL. AGORA É SABER SE EM PROL DA QUALIDADE DA CAPTAÇÃO VALE A PENA FURAR A LATERAL DO VIOLÃO.