Ir para conteúdo

Estratégias de estudo utilizadas por dois violonistas na preparação para a execução musical da Elegy de Alan Rawsthorne.

8 respostas neste tópico

#1 Marcos Araújo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 92 posts
  • Interests:Violão - Pesquisas relacionadas à performance - Repertório - Concursos - Professores
  • Violões:<Jorge Rafael><2007><Abeto/Jacarandá>

Postado 26 julho 2010 - 08:19

Olá pesssoal.

É com satisfação que compartilho com vocês o resumo do meu trabalho conclusivo do mestrado na UFRGS. Ei-lo:

RESUMO
Através da análise das atividades inseridas nos processos de estudo de dois experientes violonistas professores universitários, o presente trabalho investiga as estratégias de estudo utilizadas na preparação da execução musical da Elegy (1971) de Alan Rawsthorne. A construção da execução musical, quando vista como atividade de solução de problemas (problem solving activity), através da utilização consciente de estratégias de estudo, pode ser otimizada em termos de qualidade e quantidade de estudo. A elaboração do modelo analítico, a partir das bases teóricas expostas no presente trabalho, permitiu a identificação das estratégias de estudo utilizadas pelos violonistas, bem como o enfoque dado por cada um a essas.
Palavras-chaves: Execução musical – Estratégias de estudo – Elegy (1971).

Agradeço a todos envolvidos direta e indiretamente no desenvolvimento do trabalho.

Os interessados podem baixar o trabalho em

http://rapidshare.com/files/409152251/DISSERTA__AO_PDF.pdf

Qq problema com o download podem enviar-me um e-mail solicitando. marcosaraujo.sm@gmail.com

Grande abraço,

Marcos.

Editado por Marcos Araújo, 26 julho 2010 - 08:20.

#2 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 26 julho 2010 - 09:08

Obrigado por disponibilizar seu trabalho de mestrado, Marcus. Vai ser útil para muita gente. O curioso é que eu estou reestudando essa música, e deverei tocar nos meus recitais do segundo sementre. Eu estudei a primeira vez essa música há 15 anos atrás com o Robert Brightmore, que foi aluno do Bream, e ele me comentou do carinho que o Bream tinha por ela (eu também acho essa música uma obra-prima).

#3 Remo Pellegrini

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 38 posts
  • Violões:Munhoz 7 cordas e Tessarin 6 cordas

Postado 26 julho 2010 - 10:46

Marcus, o RapidShare diz que, pelo seu tipo de conta, o arquivo só pode ser baixado 10 vezes, e que o limite já foi atingido.
Você poderia disponibilizá-lo de outra forma? 4shared.com, talvez?

#4 Marcos Araújo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 92 posts
  • Interests:Violão - Pesquisas relacionadas à performance - Repertório - Concursos - Professores

Postado 26 julho 2010 - 12:27

Olá! Parece que o link anterior só dava pra dez downloads. Aqui vai um novo link.
http://www.megaupload.com/?d=3V3RGUAP

Marcos.

#5 Daniel Motta

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 321 posts

Postado 26 julho 2010 - 14:00

Parabens pelo trabalho. Já voi defendido? Dei uma vistad'olhos nele parece muito interessante. Fiquei curioso em saber quem são os S1 e S2....

Com o megaupload vai acontecer a mesma coisa se não expirar o link daqui um tempo. Se aceita uma sugestão, põe no 4shared que fica pra sempre e quem baixa tem muito menos dor de cabeça.

#6 Marcos Araújo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 92 posts

Postado 26 julho 2010 - 15:32

QUOTE(Daniel Motta @ Jul 26 2010, 14:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Parabens pelo trabalho. Já voi defendido? Dei uma vistad'olhos nele parece muito interessante. Fiquei curioso em saber quem são os S1 e S2....

Com o megaupload vai acontecer a mesma coisa se não expirar o link daqui um tempo. Se aceita uma sugestão, põe no 4shared que fica pra sempre e quem baixa tem muito menos dor de cabeça.

Beleza Daniel. Vou fazer através do 4shared então. Daqui a pouco posto o link.

Ah, o trabalho foi defendido dia 19 de abril desse ano, no PPG da UFRGS, em Porto Alegre.

ABraço

#7 Alexandre Aguiar

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 176 posts
  • Violões:John Dick 2010 - CD/IN

Postado 27 julho 2010 - 16:42

Legal Marcos! Já baixei e, assim que puder, vou dar uma lida.
abraço!
Alexandre Aguiar
MA Music Performance - Marshall University
http://www.myspace.c...dreaguiarguitar

#8 Ricardo Henrique

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 175 posts

Postado 28 julho 2010 - 07:47

também não consegui baixar, mas desde ja, parabéns pelo trabalho, fico no aguardo do link! : )

#9 Marcos Araújo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 92 posts

Postado 28 julho 2010 - 16:59

QUOTE(Ricardo Henrique @ Jul 28 2010, 07:47 AM) <{POST_SNAPBACK}>
também não consegui baixar, mas desde ja, parabéns pelo trabalho, fico no aguardo do link! : )

Olá Ricardo. O novo link é esse: http://www.4shared.com/document/U3VrwiNa/DISSERTAAO_PDF.html

Abraço.