Nós sabemos que a goma-laca é melhor do que verniz para a madeira do tampo.
O que pelo menos eu ainda não sei, é o porquê.
Então!
Porque a goma-laca é mais usada do que o verniz para a madeira do tampo?
Será que o benefício vale à pena levando-se em consideração a fragilidade da goma-laca com relação à pancadas?
Goma-laca X Verniz
Criado por Erasmo Valeriano, 27 Jul 2010 00:48
253 respostas neste tópico
Postado 27 julho 2010 - 00:48
Erasmo Valeriano
Postado 27 julho 2010 - 01:01
Vamos lá, isso já foi MUITO discutido aqui. Primeiro, goma laca É verniz. Apenas não é sintético. E é melhor, basicamente, por que é mais fino, embora seja muito dura. Mas é tão fina que se acomoda sobre o tampo de forma mais suave, ajudando a equalizar o som. Por mais fina que seja a aplicação de PU, não se compara. Tem a nitrocelulose, que é um meio termo entre ambos.
Postado 27 julho 2010 - 02:46
o Ricardo falo e disse , e eu posso reforcar isso destacando a beleza da goma laca , que para mim particularmente e mais bonito que qquer verniz que haja
Postado 27 julho 2010 - 03:30
Tem isso também, acho lindo o resultado.
Postado 27 julho 2010 - 09:25
Um tampo com goma-laca é o mais perfeito em acabamento, para mim todo violão em goma é lindo!! Muita gente fala da fragilidade da goma-laca como verniz, existem instrumentos quase centenários por ai que são feitos todo em goma, os própios violões do Sérgio Abreu é uma boa prova disso, ou seja, o lance está na qualidade da aplicação e no cuidado com o instrumento.
Carlos Eduardo de Oliveira/Twitter: eduoliveira1983
Postado 27 julho 2010 - 09:39
Tenho visto comentários sobre o fato de que a goma-laca não seria tão indicada para os tampos de cedro, diante das variações mecânicas da madeira (não sei se é assim mesmo que se fala). Por ser o cedro uma madeira mais mole, o som ficaria muito pastoso, molenga. E que o mais indicado seria o envernizamento em PU, que estabilizaria a madeira. Mas também, ouvi dizer que uma goma-laca bem aplicada (bem dura), poderia suprir essa deficiência, funcionado tão bem como o PU.
Gostaria de saber de vocês se isso ocorre realmente: goma-laca mais indicado para tampo de spruce (pinho) e PU para tampo de cedar (cedro). E quais as explicações mecânicas das madeiras para essa difenciação, se existentes.
Gostaria de saber de vocês se isso ocorre realmente: goma-laca mais indicado para tampo de spruce (pinho) e PU para tampo de cedar (cedro). E quais as explicações mecânicas das madeiras para essa difenciação, se existentes.
"Saber reconhecer a nossa ignorância é mesmo uma das mais belas e seguras garantias de que não carecemos da faculdade de julgar". Montaigne
Postado 27 julho 2010 - 12:28
bom ,
nao saberia lhe responder direito , mas sei que a goma laca bem aplicada e bastante dura
quanto a fragilidade , acho que seja um mito , ja que quando laque instrumentos sem luva , a goma se pega em minhas unhas e demora umas duas semanas em sair , mesmo lavando a mao constantemente ,
tambem acho , nao sei se isso surtiria negativamente ao som do instrumento , que uma fina camada de cera de boa qualidade por sobre a goma , ajudaria a manter la por mais tempo , e eu sempre digo aos meus clientes que uma flanela e nada mais que meio minuto do seu tempo sao mais que suficientes para consrvacao do acabamento ,
o que eu tenho como experiencia foi um bandolim que fiz , que me deepcionou um pouco com o resultado sonoro , pois lhe arranquei todo o verniz , e voltei a dar o acabamento inteiramente em goma laca , e o som ficou bem melhor , bem mais aberto ,
alem de que me da uma satisfacao pessoal pegar um algodao e dar le ao instrumento e ver que devagar vai puxando seu brilho , e como se fosse uma terapia , me satisfaz ,
acho que um artesao tem que ficar de olho nas facilidades e nas padronizacoes , principalmente por influencias norte americanas ,
nem sempre o mais facil e o melhor , e ha coisas que por mais trabalhosas que sejam geram resultados surpreendentes ,
polir o instrumento ha bonecade goma laca , e algo que artesoes de quase todo o mundo , o fazem a muitas geracoes ,
isso tem um peso energetico positivo para nos que o fazemos agora
nao saberia lhe responder direito , mas sei que a goma laca bem aplicada e bastante dura
quanto a fragilidade , acho que seja um mito , ja que quando laque instrumentos sem luva , a goma se pega em minhas unhas e demora umas duas semanas em sair , mesmo lavando a mao constantemente ,
tambem acho , nao sei se isso surtiria negativamente ao som do instrumento , que uma fina camada de cera de boa qualidade por sobre a goma , ajudaria a manter la por mais tempo , e eu sempre digo aos meus clientes que uma flanela e nada mais que meio minuto do seu tempo sao mais que suficientes para consrvacao do acabamento ,
o que eu tenho como experiencia foi um bandolim que fiz , que me deepcionou um pouco com o resultado sonoro , pois lhe arranquei todo o verniz , e voltei a dar o acabamento inteiramente em goma laca , e o som ficou bem melhor , bem mais aberto ,
alem de que me da uma satisfacao pessoal pegar um algodao e dar le ao instrumento e ver que devagar vai puxando seu brilho , e como se fosse uma terapia , me satisfaz ,
acho que um artesao tem que ficar de olho nas facilidades e nas padronizacoes , principalmente por influencias norte americanas ,
nem sempre o mais facil e o melhor , e ha coisas que por mais trabalhosas que sejam geram resultados surpreendentes ,
polir o instrumento ha bonecade goma laca , e algo que artesoes de quase todo o mundo , o fazem a muitas geracoes ,
isso tem um peso energetico positivo para nos que o fazemos agora
Postado 27 julho 2010 - 13:16
QUOTE(Erasmo Valeriano @ Jul 27 2010, 00:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Será que o benefício vale à pena levando-se em consideração a fragilidade da goma-laca com relação à pancadas?
Não precisa nem ser pancada, o simples contato conforme for pode causar danos.
Creio que a escolha dependa do que você tem em mente para com o violão no momento.
Cada pessoa afirma algo de acordo com sua realidade, e aqui há muitos luthiers, que obviamente vão tentar se superar, e músicos profissionais de concerto, etc, então a goma vai sempre estar em evidencia. Mas a questão da praticidade é um ponto a ser considerado conforme for o caso. E é possível ter um ótimo violão, com belíssimo timbre e acabamento, usando outro material.
Postado 27 julho 2010 - 13:30
PU NUNCA é melhor. Há quem considere nitrocelulose o mehor para cedar, por dar uma endurecida num tampo que usualmente é muito mole, mas é apenas uma tese. Quanto à durabilidade, dura centenas de anos, basta tomar cuidado. Mas se for para tocar em botequim, a coisa muda de figura. Estou falando de sonoridade. Se formos pensar em um verniz duro para proteger, seria tão eficaz quanto usar compensado ao invés de um tampo de primeira. Sabe, Jonas, ontem fiz um teste cego na casa do Sergio Abreu; ele me colocou nas mãos um instrumento para experimentar, de olhos fechados. Um belo instrumento, e minha primeira reação foi dizer que ele soaria melhor se fosse de goma laca. E estava, como disse, de olhos fechados. Ou seja, sim, pode soar bem, mas com goma soa tão melhor...
Postado 27 julho 2010 - 15:24
QUOTE(Ricardo Dias @ Jul 27 2010, 13:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
PU NUNCA é melhor.
Discordo, Ricardo, e como você, estou falando de som. Penso que há uma relatividade enorme de fatores que vão dar resultados x, y ou z conforme o verniz usado seja goma-laca, pu, nitrocelulose, óleo, etc.. O projeto de construção, abeto ou cedro, as espessuras, formas de aplicação, secagem e polimento. Claro que cada verniz terá seu "sotaque" próprio, como o da goma, o da nitro, o do pu, do óleo de teka, do do esmalte unha, etc. Todos tem prós e contras. A mim me parece que para uma concepção clássica, ortodoxa de construção, o abeto e a goma-laca são inseparáveis. Já o mesmo abeto em outros projetos mais contemporâneos, pode funcionar muito bem com outro tipo de verniz, apenas com outro "sotaque", digamos assim. Como sou fã de carteirinha do cedro do Oregon, acho que funciona tanto com goma quanto com pu e só vario nas espessuras finais do tampo, com pu 0,01mm a 0,02mm a menos. Dá um som kok, kok que acho legal.

Este tópico está fechado