Ir para conteúdo

Violão Do Souto 7 cordas

18 respostas neste tópico

#1 MTadeu

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 23 posts
  • Interests:Tecnicas violonísticas, lutheria, eventos, troca de informações
  • Violões:Tercio Ribeiro 7 cordas 2007 (CD/BR)
    Saraiva 7 Cordas 2009 RMC (CD/BR)

Postado 28 julho 2010 - 20:52

Caros, estou considerando a aquisição de um Do Souto 7 cordas para encordoar com aço (se po´ssível, construído pelo Silvestre). Caso alguém possa indicar, agradeço.
.'. Marcos Tadeu

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15321 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 28 julho 2010 - 22:20

Entre na fila. Há muito poucos disponíveis e muita gente querendo, mas acrescento que não é um grande violão. Numa crítica que o Rafael Rabello recebeu do primeiro disco, a afirmação é que o violonista é fantástico, o violão deixa a desejar. E de fato, estala muito, é barulhento e não afina direito.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Lucas David

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 12 posts

Postado 29 julho 2010 - 00:39

Ricardo, você se refere ao "Os Carioquinhas no Choro"? Aliás, aproveitando a deixa, certa vez li que o Raphael, depois que começou a usar violões de nylon, poucas vezes voltou a usar um 7 de aço. Uma delas foi em um disco do Joel Nascimento, a pedido deste. Você saberia dizer se foi o mesmo? Se não, era também Do Souto ou de outro luthier? Em geral quando se fala em violão 7 de aço sempre penso nos Do Souto. Acho que fora ele só ouvi falar, salvo engano, sobre os do Eduardo Brito. Poderia me dizer alguns outros luthiers que trabalham com esse tipo de projeto?

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15321 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 29 julho 2010 - 00:46

Não conheço outros não, Lucas. O disco a que me refiro foi o primeiro solo, em que ele toca O Vôo da Mosca e outros. Depois que ele encomendou um violão do Mario Jorge e comprou um Ramirez, nunca mais. O disco do Joel não sei, não conheço essa história.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 MTadeu

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 23 posts

Postado 02 agosto 2010 - 21:42

QUOTE(Ricardo Dias @ Jul 29 2010, 00:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Não conheço outros não, Lucas. O disco a que me refiro foi o primeiro solo, em que ele toca O Vôo da Mosca e outros. Depois que ele encomendou um violão do Mario Jorge e comprou um Ramirez, nunca mais. O disco do Joel não sei, não conheço essa história.

Ricardo, obrigado pelo comentário. Na verdade, o que procuro é a reprodução do timbre "A La Dino" (e Valdir, e Luizinho, etc), para algumas situações específicas. Não tenho o fetiche especial de ter um Do Souto. Procuro um por ser forma mais conhecida de obter aquela sonoridade. Se você tiver uma sugestão diferente, creia, ela será muito bemvinda.

Ouvi também a história sobre o Rafael ter feito uma gravação "Pós Mario Jorge" com um Do Souto 7 de aço. O disco é o "Chorando de Verdade", do Joel. Tem uma versão muito legal de "E do há", do Luiz Americano.

Obrigado a todos pela atenção.
.'. Marcos Tadeu

#6 Ricardo Cassis

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 45 posts
  • Violões:Do Souto HS (Silvestre) 1962
    SP/BR

Postado 02 agosto 2010 - 22:48

Para reproduzir o timbre "a la Dino", além de um 7 Do Souto(o do Dino era de imbúia na lateral e fundo), seria legal usar as cordas Pyramid Gold(alemãs), que eram as que o Dino passou a usar a partir da década de 60 mais ou menos. Mas precisa tomar cuidado, pois não é todo Do Souto que afina com essas cordas. Como elas são feitas originalmente para guitarra, possuem uma tensão maior, e ouvi dizer (mas os luthiers presentes no fórum podem dizer melhor se é verdade ou não) que para compensar a afinação, a escala precisa ser maior que a tradicional 640 ou 650.

Só alguns poucos Do Souto que conheci afinavam bem com essa corda... o do Dino, e mais dois ou três. Mas se conseguir o violão, e essas cordas, a sonoridade já fica bem parecida.

#7 MTadeu

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 23 posts

Postado 03 agosto 2010 - 21:57

Conheço as cordas. Falta mesmo é o violão.... sad.gif
.'. Marcos Tadeu

#8 Dicler

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 9 posts

Postado 03 agosto 2010 - 23:40

Caro Marcos, em Avaré tem o chorão, professor e luthier Teixeira de Abreu, que faz 7 cordas de aço.
O sete cordas desse vídeo é Teixeira http://www.youtube.com/watch?v=TxXrBQvdQ_w
O pessoal do aço e dedeira adora os violões dele. Vem pra cá dar uma conferida, passo o telefone dele se tiver interesse.
Ou ainda posso te passar contato de pessoas em sampa que têm o violão pra vc testar. Avaré fica a 130 km de sp.
Abraços!

Editado por Dicler, 03 agosto 2010 - 23:41.

#9 rapha7

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 12 posts

Postado 06 agosto 2010 - 21:15

tb fiquei interessado nesse violao dele...passa o contato dele pra gente!!

obrigado

#10 MTadeu

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 23 posts

Postado 09 agosto 2010 - 17:56

QUOTE(Dicler @ Aug 3 2010, 23:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caro Marcos, em Avaré tem o chorão, professor e luthier Teixeira de Abreu, que faz 7 cordas de aço.
O sete cordas desse vídeo é Teixeira http://www.youtube.com/watch?v=TxXrBQvdQ_w
O pessoal do aço e dedeira adora os violões dele. Vem pra cá dar uma conferida, passo o telefone dele se tiver interesse.
Ou ainda posso te passar contato de pessoas em sampa que têm o violão pra vc testar. Avaré fica a 130 km de sp.
Abraços!

Dicler, obrigado pela indicação. Tenho interesse no contato, sim. Se puder enviar, agradeço.
Abraço,

Marcos
.'. Marcos Tadeu