Ir para conteúdo

História e Literatura do Violão

16 respostas neste tópico

#1 Daniel de Lima

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 47 posts

Postado 30 julho 2010 - 00:52

Olá,

Eu gostaria de sugestões de bons livros sobre a história do violão, literatura do violão solo, e literatura de música de câmara com violão. Se também souberem da existência de algum livro que analisasse as peças importantes do repertório violonístico e que as relacionasse no contexto histórico, também seria muito útil.

Grato.

#2 AndréBP

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 707 posts

Postado 30 julho 2010 - 13:32

Daniel,

Se você der uma busca no google em " historia do violao violao.org" você vai achar o que já foi discutido por aqui sobre o asssunto, com várias referências biblioográficas.

dê uma olhada aqui:
http://www.violaomandriao.mus.br/

Forte abraço.

#3 Alan Guerreiro

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 455 posts
  • Violões:Lucio Jabob, 2010, SP, BR

Postado 30 julho 2010 - 13:36

Olha Daniel, estou procurando livros sobre tbm, é complicado achar,
preciso deles pra citações em trabalhos, oque tem sido a salvação são os programas de radio do Mestre Zanon,
são Riquissimos! vale mt a pena escuta-los.

caso eu encontre algo lhe aviso.

abraços

#4 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 30 julho 2010 - 15:45

Daniel e Alan, eu não sei se vocês vão encontrar muita coisa com essa especificidade. Minha tese é a de que, pelo menos no Brasil, os trabalhos de pós-graduação (mestrado e doutorado) são uma fonte importantíssima para a bibliografia do violão em língua portuguesa. Se servir, eu posso colocar uma listagem grande desses trabalhos. Muitos, inclusive, podem ser baixados gratuitamente nas bibliotecas virtuais de universidades brasileiras.

Agora, falando de livro impresso, o melhor que eu já li, disparado, é o do John Schneider, The Contemporary Guitar, mas ele comenta apenas as obras do século vinte. É um livro muito bom, mas acho que infelizmente está há muito tempo fora de catálogo (talvez eu esteja enganado, é bom checar na internet).

Livros sobre violão editados no Brasil tem pelo menos de cinco autores (além do Norton Dudeque): Teresinha Prada, Humberto Amorim, Ricieri Zorzal, Moacyr Teixeira Neto e Sandra Mara Alfonso. Acredito que em breve deverá ser lançado um livro da Márcia Taborda (que pesquisa seriamente sobre o violão no Rio de Janeiro), já que ela foi contemplada com o mesmo prêmio que a Teresinha Prada (um valor em dinheiro e a publicação de um livro, sendo que a tese de doutorado da Teresinha não é sobre violão, mas sobre o Movimento Música Viva, se não me engano).

#5 Ricardo Henrique

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 175 posts

Postado 30 julho 2010 - 17:02

O livro da Sandra sobre a trajetoria do jodacil Damaceno é muito bom!

Gilson, se não for pedir muito, eu gostaria de ver essa lista sim!

Valeu!

#6 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 30 julho 2010 - 18:41

Oi, Ricardo.

Eu vou postar num tópico específico, ok? Acho que pode ser mais útil dessa maneira.

#7 Daniel de Lima

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 47 posts

Postado 31 julho 2010 - 11:05

Olá Gilson,

Eu dei uma olhada no The Contemporary Guitar e ele tem uma grande lista de músicas do século XX. O problema é que além dele listar tudo, tanto as peças boas quanto às não tão boas, o livro é da década de 70 ou 80, e faltam as obras escritas desde a publicação, que não são poucas.

A lista das dissertações que você postou no outro tópico com certeza será de muita valia, mas o meu objetivo para esse ano é aproveitar a minha estadia nos Estados Unidos para conhecer a bibliografia em inglês da história e literatura do violão, já que eu tenho acesso à rede de bibliotecas americanas.

Abaixo segue uma lista dos livros em inglês citados na bibliografia do Groove, no verbete Guitar, e que eu achei no catálogo das bibliotecas. Mas como eu só posso emprestar alguns livros por vez (e esses livros são emprestados das bibliotecas de outras universidades), eu já queria pegar um que fosse bom.

The art and times of the guitar;
an illustrated history of guitars and guitarists

Frederic V Grunfeld1969

The illustrated history of the guitar.
Alexander Bellow - 1970

The guitar :
from the Renaissance to the present day /

Harvey Turnbull1991, ©1974

Guitars :
music, history, construction and players from the Renaissance to rock /

Tom Evans; Mary Anne Evans - 1977

Traditions of the classical guitar /

Graham Wade - 1980

The guitar :
the history, the music, the players /

Allan Kozinn - 1984

The guitar and its music :
from the Renaissance to the Classical era /

James Tyler; Paul Sparks - 2002

Abraço.

#8 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 31 julho 2010 - 12:04

Oi, Daniel.

Ainda falta um livro realmente bom sobre a história do violão, sobre análise de obras e listagens em geral. Se você está nos Estados Unidos e quer aproveitar essa literatura e as bibliotecas, eu não tenho dúvidas: procure os números antigos da Guitar Review, Soundboard e Il Fronimo (compre um dicionário italiano-portugues pra ler essa revista).

Desses livros que você citou, eu poderia dizer o seguinte:

-The art and times of the guitar;
an illustrated history of guitars and guitarists
Frederic V Grunfeld1969

Livro muito bonito, pena que é preto e branco e não demonstra com fidelidade os quadros com violão através dos séculos. Já vi 3 pessoas que estavam querendo fazer um mestrado sobre o desenvolvimento do violão através das pinturas e gravuras, mas que desistiram após verem esse livro.

-The illustrated history of the guitar.
Alexander Bellow - 1970

Esse livro serviu de referencia para praticamente toda a minha geração no que diz respeito a história do violão. É um bom livro, com muita informação, mas é mais antigo que o livro do John Schneider.

-The guitar :
from the Renaissance to the present day /
Harvey Turnbull1991, ©1974

Eu gosto desse livro, principalmente na parte que ele fala do século dezenove. Mas é bem conciso, nada muito aprofundado.

-Guitars :
music, history, construction and players from the Renaissance to rock /
Tom Evans; Mary Anne Evans - 1977

Outro livro referencial para a minha geração, também vale a pena ler. Mas, novamente, não espere por nada mais aprofundado.

-The guitar and its music :
from the Renaissance to the Classical era /
James Tyler; Paul Sparks - 2002

Acho que é uma reedição do livro original do Tyler. Acho que eu vi esse livro na casa do Ronoel, mas posso estar enganado. Se for, ele vem com muitas partituras e menos informação.

Sobre o The Contemporary Guitar, do Schneider, acho que vale a pena você dar uma olhada com mais calma, pois ele não é apenas um livro de listagens, é inclusive mais interessante que todos esses que você citou. Quem tem esse livro não vende, e ele deve custar uma fortuna nos sebos americanos.

Os outros dois que você citou eu não conheço.

Outro livro de referencia, pelo menos na Inglaterra, é o do Philip Bone (The Guitar and Mandolin). Mas esse é bem antigo também, e raríssimo (a primeira edição é do início do século passado, mas você encontra esse livro em praticamente todas as escolas de musica inglesas).

Enfim, na verdade vale a pena dar uma olhada em todos, apesar de ainda faltar um livro realmente melhor sobre a história do violão. Parece-me que a Mel Bay publicou alguma coisa também, mas eu não li ainda. Como eu já disse: aproveite as revistas que eu citei (e outras também), que são difíceis de se encontrarem aqui no Brasil, e que possuem análises muito mais aprofundadas e textos interessantes sobre a história do violão.

#9 Michel Maciel

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 17 posts
  • Violões:Sérgio Abreu

Postado 31 julho 2010 - 20:45

Olá!
Minha dissertação de mestrado terá um capítulo inteiro falando da construção da literatura do violão brasileiro.
Defenderei dia 30 de agosto. Depois posso disponibilizar para todos que se interessarem. O título será:
Ritmata de Edino Krieger: uma reflexão sobre processos vanguardistas na literatura do violão brasileiro.

Ab.

#10 Carlos Duarte

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 41 posts

Postado 01 agosto 2010 - 23:26

Aproveitando este tópico, gostaria de saber se onde posso encontrar o livro do Norton Dudeque. Uma vez liguei na UFPR, mas eles me disseram que nem lá tinham exemplares á venda.

Obrigado.