Ir para conteúdo

Curso de violão no método do Guitar Craft

11 respostas neste tópico

#1 fripperama

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 14 posts
  • Violões:Beadeaux 2006

Postado 30 julho 2010 - 10:57

Através de uma parceria com o Guitar Circle of Latin America, está sendo organizando no Brasil um curso introdutório onde os participantes entrarão em contato com as técnicas e os primários utilizados no Guitar Craft e nos Guitar Circles.

Este curso é aberto para músicos de qualquer nível de experiência, incluso para aqueles que aspiram em iniciar suas práticas no violão.

O método foi desenvolvido por Robert Fripp, líder da banda King Crimson, que muito contribui para o estudo do violão e da guitarra. Sua escola, o Guitar Craft, realizou diversos cursos residenciais ao redor do mundo nos últimos 25 anos.

Data do curso: 13 a 15 de Agosto.
Para participar, é necessário se inscrever com antecedência.

No link abaixo, tem mais informações sobre o curso e o método:
http://circulodevioloesrj.wordpress.com/

Guitar Circle of Latin America:
http://www.guitarcircleoflatinamerica.com

#2 Anna Luisa

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 144 posts
  • Interests:Letras e música
  • Violões:José Chagas 2009
    Suguiyama modelo 660-D (1977)
    Violão Yamaha APX 4
    guitarra Washburn J9

Postado 30 julho 2010 - 13:16

Você poderia esclarecer a metodologia deste curso? Imagino ser um retiro musical , é isso?

#3 fripperama

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 14 posts

Postado 30 julho 2010 - 14:29

Apesar de não usarmos esta palavra, poderia ser encarado, sim, como retiro, porque é um curso residencial.

Mas este formato de curso facilita o trabalho, porque em apenas um fim de semana, muita informação é passada, afinal, é uma metodologia que é ensinada de forma prática, trazemos instrutores de fora do Brasil, juntamos músicos de várias partes...

O método é focado no uso da palheta e na mão direita, coordenação motora, concentração e divisão da atenção, trabalho corporal, conhecimento do braço do instrumento e trabalho em grupo [repertório e música espontânea e improvisada].

O Guitar Craft é uma forma de abordagem do instrumento. Ao invés de focar no que tocar, se foca mais em como tocar.

No site passado, há mais informações para quem deseja saber mais.

#4 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 30 julho 2010 - 15:23

É o curso elaborado pelo Robert Fripp, do King Crimson. Eu pensei em fazer esse curso, mas com a correria eu acabei deixando pra última hora, e agora não dá mais (as inscrições terminam hoje, não?). Mas pelo que eu vi é um curso com violão elétrico e palheta. Minha intenção maior era travar contato com esse método que me parece ser bastante interessante, e que tem uma raíz nas teorias do Gurdjieff (querendo o Fripp ou não). Eu vou ver se consigo fazer esse curso na Argentina, onde o Fripp vai estar neste ano.

Aos moderadores: talvez seja off-topic, por ser um curso com violão elétrico e palheta, apesar de sua metodologia ser extremamente interessante para todos os músicos em geral.

#5 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 30 julho 2010 - 15:40

Gurdjeff, Crimson e palheta... deve ser uma coisa de louco mesmo. Literalmente... quanto a off-topic, evidentemente é, mas como só percebemos agora, deixa. Mas se rolar longas discussões a respeito, fechamos, ok?
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#6 fripperama

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 14 posts

Postado 30 julho 2010 - 15:40

Detalhe: não é violão elétrico! Para estes cursos, o trabalho é totalmente acústico.

Bom ver seu interesse em fazer seu curso pessoalmente com o Fripp, mas aviso que este curso na Argentina é apenas para quem já fez um curso com ele no passado, pois foca no trabalho da Orquestra.

Já fiz cursos do método no passado, e conheço várias outras pessoas que já fizeram, e podemos te assegurar que não se aborda filosofia de Gurdjieff nesses cursos. Quem deseja se aprofundar neste sentido, deve procurar um grupo específico. O foco do curso é o violão.

Editado por fripperama, 30 julho 2010 - 15:57.

#7 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 30 julho 2010 - 16:14

É verdade, eu confundi "cordas de aço" com "violão elétrico", já que eu havia lido há muito tempo essas informações nesse link. Minha idéia era justamente fazer esse curso introdutório para depois fazer aquele da Argentina, mas acho que pela data não vai dar.

Sobre o Gurdjieff, eu não disse em nenhum momento que ele aborda essa filosofia, mas que tem uma raíz nela (já que o Fripp foi aluno de um aluno do Gurdjieff, e a própria idéia de um curso em grupo, num retiro, é similar). Eu sei que o Fripp rompeu com essa filosofia já há algum tempo, e não gosta nem de tocar no assunto, o que não o impede de utilizar os benefícios que ela lhe proporcionou (como é o que parece ter no Guitar Craft). Eu "conheci" o Fripp em 1996, numa apresentação (muito louca) no South Bank de Londres, mas não tive muita vontade de perguntar isso a ele (pela aparente má vontade que ele estava com todos os que foram conversar com ele depois do show). Mesmo assim, e mesmo que o Fripp não aborde, o fato de se focar no violão não quer dizer que não se possa abordar a filosofia do Gurdjieff conjuntamente ao instrumento, como eu mesmo faço nos cursos que eu dou. Coordenação motora, concentração e divisão da atenção e trabalho corporal não são exclusividades do violão ou de qualquer outro instrumento, mas sim de uma filosofia muito maior.

#8 fripperama

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 14 posts

Postado 30 julho 2010 - 22:52

Pois é, Gilson! O grande problema de associar o nome de Gurdjieff é que alguém que não compreende o que é um curso Guitar Craft já começa a imaginar um monte de coisa!

O importante a frisar é: o trabalho dos cursos no método é voltado exclusivamente ao trabalho no violão, portanto, de interesse para qualquer músico que queira aprender e se desenvolver no seu estudo musical.

Mas concordo totalmente com o que você falou. Técnicas de concentração e divisão de atenção fazem parte de filosofias maiores, mas para o músico, é muito importante!

#9 Gilson Antunes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1315 posts

Postado 30 julho 2010 - 23:46

Legal, Fripperama. Eu acabei enviando a carta para a inscrição, vamos ver se vai dar certo de participar, daí a gente se encontra lá. Tenho certeza que vai ser um curso fantástico. Desde que eu li sobre o método do Fripp no livro do Eric Tamm (na versão ainda impressa) e em outros escritos eu tenho essa vontade de participar. Se você puder (e quiser), poste suas impressões sobre o curso depois. Este fórum é bastante lido por vários tipos de violonistas, e pode ser extremamente útil para divulgar o Guitar Craft no Brasil.

#10 fripperama

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 14 posts

Postado 31 julho 2010 - 16:46

Que bom, Gilson! Espero que você curta.

Eu entrei em contato com o método em 2004, e foi uma experiencia relamente incrível e profunda. Tanto que continuei fazendo vários outros cursos, e este ano, ainda viajei para a Itália para a Orquestra III e também devo ir para a Argentina fazer a Orquestra IV.

Nos vemos lá!

Gabriel.