Amigos, sou novo no fórum. Meu caso:
Toco vioao popular já faz alguns anos e, há uns 6 meses, estudo violão erudito.
Tenho estudado em um violão cujo modelo é de música popular: apesar do braço se de violão clássico, o modelo é daqueles slim e creio que isso pode estar prejudicando meus estudos, mesmo na questão do conforto da posição clássica (perna esquerda) mas principalmente na sonoridade, pois ele foi feito para tocar plugado.
Por isso, estava interessado em adquirir um violão clássico. Pelo que li aqui, vi que voces são unânimes quanto às vantagens de um violão artesanal. Porém, ainda não estou interessado neste, pois não sei ainda até que ponto vou me dedicar aos estudos do violão erudito no decorrer dos próximos anos.
Porém, apesar de estudar o clássico há pouco tempo, não me considero um iniciante por completo, pois, como disse, já tocava popular antes já tendo portanto uma certa senibilidade musical. Por isso, não pretendo comprar aqueles modelos medíocres de 100, 150 reais, indicados para iniciantes totais mesmo.
Por fim, sem mais enrolações hehehe, minha dúvida é a seguinte: desses violões de marca, qual a marca e modelo mais indicados, de acordo com minhas necessidades descritas acima?
Ouvi falar muito do Giannini C3. A superioridade dele em relação ao C1 vale mesmo a diferença de preço? Entre Yamaha, Di Giorgio, Eagle, etc, o Giannini é mesmo o melhor para a música erudita?
Agradeço desde já a sua resposta. Pretendo investir no máximo (no máximo mesmo) 1.000 reais. Eu sei que muitos vão dizer que já vale a pena investir um pouco mais em um de luthier, que seu custo X benefício é incomparável, etc, mas como disse não pretendo pagar mais que isso, pois não sei até que ponto pretendo, e vou ter tempo, de me dedicar intensamente aos estudos. Por outro lado, com o violão que estou presentemente, não dá mais para ficar. Também não quero um muito ruim, mas um modelo com que possa estudar ainda por alguns anos pelo menos, para aí depois, se for o caso, investir em um luthier definitivamente
Abraços!
Dúvida
Criado por fernando sy, 04 Ago 2010 10:25
9 respostas neste tópico
Postado 04 agosto 2010 - 10:25
Postado 04 agosto 2010 - 18:48
ninguém?
Postado 05 agosto 2010 - 08:09
Fernando, suponhamos que você gaste os R$ 1000 num Giannini. Se o estudo não for pra frente e você for vender, vai vender mais ou menos pela metade do preço.
Agora, suponhamos que você gaste 1100 num TS1 ou TS2 do Emanuel Carvalho (900,00 se puder pagar à vista, cai dentro da sua meta), vai ter um valor de revenda proporcionalmente bem maior se acaso parar e um instrumento bem melhor se continuar.
http://www.emanuelcarvalho.com.br/
http://www.guitanda.com/
Mesmo pra desistir de tocar violão, é melhor negócio comprar um violão de luthier.
Agora, suponhamos que você gaste 1100 num TS1 ou TS2 do Emanuel Carvalho (900,00 se puder pagar à vista, cai dentro da sua meta), vai ter um valor de revenda proporcionalmente bem maior se acaso parar e um instrumento bem melhor se continuar.
http://www.emanuelcarvalho.com.br/
http://www.guitanda.com/
Mesmo pra desistir de tocar violão, é melhor negócio comprar um violão de luthier.
Gustavo Cipriano
Postado 05 agosto 2010 - 12:30
Olá Guto!
Confesso que fiquei surpreso com o preço desse violão. Não sabia que existiam violões de luthier por esse custo. Aí sim, é de se pensar, pois entraria nas minhas possibilidades.
Mas, longe de questionar o trabalho do Emanuel de Carvalho, afinal nunca conheci seus violões, será que por esse preço ele deve ser um bom violão? Todos os violões de luthier são incontestávelmente melhores? Alguém aqui possui ou já tocou nesse modelo TS1 dele?
Abraços...
Confesso que fiquei surpreso com o preço desse violão. Não sabia que existiam violões de luthier por esse custo. Aí sim, é de se pensar, pois entraria nas minhas possibilidades.
Mas, longe de questionar o trabalho do Emanuel de Carvalho, afinal nunca conheci seus violões, será que por esse preço ele deve ser um bom violão? Todos os violões de luthier são incontestávelmente melhores? Alguém aqui possui ou já tocou nesse modelo TS1 dele?
Abraços...
Postado 05 agosto 2010 - 12:35
Fernando, faça uma busca no fórum. Tem todas as tuas respostas.
Postado 06 agosto 2010 - 07:54
QUOTE(fernando sy @ Aug 5 2010, 12:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá Guto!
Abraços...
Abraços...
Só pra ficar mais fácil, procure pelo usuário (Samuel) Huh, aqui do fórum. Ele é o dono do site Guitanda e representante do Emanuel.
Não conheço especificamente o TS1, mas conheci o TS6 (ou era o 4, agora não tenho certeza) e era um belo violão pro preço que custa. Aliás, se puder desembolsar um pouco a mais pelo modelo melhor, dizem que vale a pena a diferença. Como não ouvi o mais simples estou só repassando as impressões.
Obviamente não se pode esperar que um violão de mil e poucos reais tenha o mesmo grau de sofisticação de um de 10.000, mas dentro da faixa de preço que ele atende, pelo menos pra meu gosto, são excelentes instrumentos.
Eu inclusive tenho um violão do Emanuel, mas é uma outra linha, não tem muito a ver.
Fale com o Huh e busque pelo nome do Emanuel no fórum, você vai tirar boa parte das suas dúvidas.
Ah, além do Emanuel, o luthier Polegário estava com uma linha de violões com acabamento mais simples a preços muito interessantes também. Vale uma pesquisa pra ver se ele ainda tem desses instrumentos. Meu amigo e nosso colega de fórum Mário Sampaio tem um 7 cordas desse modelo e parece que está muito satisfeito. Ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o violão.
Abraço!
Gustavo Cipriano
Postado 06 agosto 2010 - 23:38
Pois é meu caro, feliz de você que não "colocou o carro na frente dos bois" como eu, rs... Comprei um c5 da Giannini por 2 mil À VISTA e me arrependi até a medula, não sabia da possibilidade de violões de luthier a um preço destes, o som dele nem se compara a um de luthier estudo com as madeiras mais simples, por fim recomendo de experiência própria que nada se compara a um violão de luthier, e como citado não vale a pena vender depois, pois o preço cai muito. Agora estou pensando em colocar uma captção nele (pois também toco popular, bossa etc...) e encomendei um Torres do Wolf Schimidt que tem um som 10 vezes superior a este Giannini que comprei.
É isso, se for tocar erudito, fujam dos de fábrica!
É isso, se for tocar erudito, fujam dos de fábrica!
Postado 07 agosto 2010 - 04:08
QUOTE(fernando sy @ Aug 4 2010, 10:25 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Não pretendo comprar aqueles modelos medíocres de 100, 150 reais, indicados para iniciantes totais mesmo.
Permita-me não responder sua pergunta e comentar sobre algo que disse: Nem Iniciantes totais e nem iniciantes parciais. Dentro daquilo que tenho observado, aqueles que tem um instrumento pelo menos um pouco melhor, vão mais longe.
(Espero ser compreendido em minha colocação)
Gosto de comparar os profissionais e fábricas que produzem instrumentos, com os profissionais e empresas de refeições. Uma refeição precisa ser nutritiva, mas de que adianta ser assim se não é saborosa? (Quero dizer, não dá apetite)
Tem violões que são como sobremesas, que se tem vontade de comer toda a hora, inclusive antes do almoço. Há outros que são uma refeição propriamente dita, nutritivos e saborosos; outros que são nutritivos, mas não saborosos, e outros que não são nem nutrivos e nem saborosos. O iniciante em sua motivação inicial está esfomeado, e pega o primeiro violão que lhe aparece na frente, e geralmente o mais barato. Depois de um tempo, já começam as diarréias, intestino preso, náuseas, etc...
Eu repito aqui o que outros colegas já disseram a respeito: Compre o melhor violão que puder. Se desistires ao longo do caminho, você tem uma chance de vender a alguém honesto que conheça mais que você, e receber boa parte do valor, ou equivalente, ou mesmo ter um bom lucro em cima da venda, o que não acontece com instrumentos de menor expressão.
Um violão precisa ser ao menos "nutritivo", que atenda às suas necessidades técnicas e musicais... mas se ele também for saboroso, você terá prazer em se alimentar dele, e os outros também ficarão com água na boca.
Postado 07 agosto 2010 - 20:40
Só enfatizando, me interessei pelo modelo por apresentar madeiras nobres e maciças, Abeto alemão no tampo, jacarandá da india no fundo e lateral, escala em ébano e braço em mogno com reforço, o acabamento e as tarrachas são impressionantes, e fui seduzido pelos baixos suaves, mas foi só trocar as cordas e ele trastejou absurdamente, desculpem a pertinencia de um frustrado com a propaganda enganosa das grandes marcas, mas de pequenos violões...
Postado 11 agosto 2010 - 18:38
Olá a todos.
Ederson
Pois é, até então, violão de luthier bom, para mim, seria no mínimo 2 mil reais. Imaginava que menos que isso, só o trabalho de iniciantes ou amadores, ou seja, violões de qualidade duvidável. Mas, de qualquer modo, seguirei o conselho do Guto e pesquisarei um pouco mais sobre esses modelos mais baratos citados.
Antonio Henrique
Concordo com você. Com certeza um instrumento melhor contribui para o aprendizado de qualquer um. Mas o que ocorre, na maioria das vezes, é que aqueles que vão iniciar seus estudos começam com o mais barato, pois não sabem até aonde pretendem ir, se vão abandoná-lo logo de cara, etc. Mas é claro que aquele que tiver condições de investir logo de cara em um bom instrumento, tanto melhor para ele.
Abraços!
Ederson
Pois é, até então, violão de luthier bom, para mim, seria no mínimo 2 mil reais. Imaginava que menos que isso, só o trabalho de iniciantes ou amadores, ou seja, violões de qualidade duvidável. Mas, de qualquer modo, seguirei o conselho do Guto e pesquisarei um pouco mais sobre esses modelos mais baratos citados.
Antonio Henrique
Concordo com você. Com certeza um instrumento melhor contribui para o aprendizado de qualquer um. Mas o que ocorre, na maioria das vezes, é que aqueles que vão iniciar seus estudos começam com o mais barato, pois não sabem até aonde pretendem ir, se vão abandoná-lo logo de cara, etc. Mas é claro que aquele que tiver condições de investir logo de cara em um bom instrumento, tanto melhor para ele.
Abraços!