Ir para conteúdo

Historico Profissional

7 respostas neste tópico

#1 Felipe Novo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 70 posts
  • Interests:Ajuda tanto para estudos quanto no profissional<br /><br />Saber das apresentações<br /><br />Conhecer as pessoas do meio violonístico
  • Violões:Samuel Carvalho Double Top (Cedro)

Postado 05 agosto 2010 - 21:33

Olá,

gostaria de pedir aos amigos do forum comentarios sobre o meu historico profissional que fiz para colocar em meu curriculo

se há algum erro de escrita ou no que ele pode melhorar

obrigado desde ja

abraços a todos

Felipe Novo

Nascido no dia 31 de outubro de 1990, em São Paulo, Capital. Iniciou o seu processo de musicalização a partir do ensino infantil no Colégio Santa Terezinha com a professora e pianista Miriam Otachi de 1993 a 2000. Em 2007 matriculou-se no Conservatório Jardim América onde fez um semestre de aulas teóricas iniciais e Prática de Violão Popular com o professor Johnathas Terceiro. No segundo semestre de 2008 inicia dentro do próprio conservatório Jardim América o curso intensivo e preparatório para vestibular nas matérias teóricas e prática de violão erudito com o professor Fernando Rafael Marchetti afim de ingressar no curso de Bacharelado em Violão. Ainda no segundo semestre de 2008, finalizado o intensivo, inicia o curso Técnico de Violão Erudito, orientado, tanto nas matérias teóricas, como na prática do instrumento ainda pelo o professor Fernando, no qual permaneceu até o segundo semestre de 2010. Pouco antes, no segundo semestre de 2009, havia ingressado como Baritono no Coro de Música Popular da Igreja da Paz; pelo qual passou o professor, compositor e regente Rodrigo Vita; regido na época pela professora e cantora Solange Gonçalves, onde atua até 2010, quando participou, também até o segundo semestre de 2010, do Coro de Música Sacra da própria Igreja, ainda como Barítono, regido na época por Teresa Longatto. Foi integrante até Março de 2010 da Orquestra Eletro-Acústica do Colégio Renovação regida pelo professor, compositor e regente Josimar Lency. Hoje gradua-se no curso de Bacharelado em Violão Erudito na Universidade Cruzeiro do Sul com bolsa integral por mérito acadêmico, onde recebe orientações de profissionais como o Professor Ms. Celso Tenório Delneri (Também professor da Escola Municipal de Música) e o Professor Dr. Edilson Vicente de Lima.

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 05 agosto 2010 - 21:46

Oi, Felipe;
ajustei o tempo dos verbos para que ficassem todos no passado, com exceção dos atuais (e suponho que você ainda esteja no coro, razão pela quel coloquei o "até hoje". Se saiu, basta mudar de novo). Como não sei qual a relevância das informações, não posso palpitar, mas creio que tem informação demais. Currículos têm um formato específico; se este é um resumée, está grande demais; se é currículo, está fora das regras.

Frases como:
<<pelo qual passou o professor, compositor e regente Rodrigo Vita, regido na época pela professora e cantora Solange Gonçalves,>>
não me parecem relevantes, pois não vejo sentido no professor TER PASSADO por lá; se ele te deu aula ou te regeu, ok; se não, de nada serve.
Espero ter ajudado.

Nascido no dia 31 de outubro de 1990, em São Paulo, Capital. Iniciou o seu processo de musicalização a partir do ensino infantil no Colégio Santa Terezinha com a professora e pianista Miriam Otachi de 1993 a 2000. Em 2007 matriculou-se no Conservatório Jardim América onde fez um semestre de aulas teóricas iniciais e Prática de Violão Popular com o professor Johnathas Terceiro. No segundo semestre de 2008 iniciou dentro do próprio conservatório Jardim América o curso intensivo e preparatório para vestibular nas matérias teóricas e prática de violão erudito com o professor Fernando Rafael Marchetti a fim de ingressar no curso de Bacharelado em Violão. Ainda no segundo semestre de 2008, finalizado o intensivo, iniciou o curso Técnico de Violão Erudito, ainda orientado, tanto nas matérias teóricas como na prática do instrumento pelo o professor Fernando, no qual permaneceu até o segundo semestre de 2010. Pouco antes, no segundo semestre de 2009, ingressou como Baritono no Coro de Música Popular da Igreja da Paz, pelo qual passou o professor, compositor e regente Rodrigo Vita, regido na época pela professora e cantora Solange Gonçalves, onde atua até hoje, quando participou, também até o segundo semestre de 2010, do Coro de Música Sacra da própria Igreja, ainda como Barítono, regido na época por Teresa Longatto. Foi integrante até Março de 2010 da Orquestra Eletro-Acústica do Colégio Renovação regida pelo professor, compositor e regente Josimar Lency. Hoje gradua-se no curso de Bacharelado em Violão Erudito na Universidade Cruzeiro do Sul com bolsa integral por mérito acadêmico, onde recebe orientações de profissionais como o Professor Ms. Celso Tenório Delneri (Também professor da Escola Municipal de Música) e o Professor Dr. Edilson Vicente de Lima.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Eduardo Panda Costa

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 80 posts
  • Interests:Troca de informações musicais e afins...
  • Violões:Valentim, 2010
    Tampo: Cedro
    Fundo: Jacarandá Mineiro
    Escala: 65

Postado 06 agosto 2010 - 11:16

Sugestões:

A parte do coro ainda está um pouco confusa, o ideal é que melhore um pouco para deixá-lo mais compreensível.
As aparições da palavra barítono, não precisam de inicial maiúscula, e vale lembrar que é acentuada...

Abs,
('Ô.ô') - Eduardo Costa Martins

Estudante de Música da ECA-RP - Universidade de São Paulo.

#4 Felipe Novo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 70 posts
  • Interests:Ajuda tanto para estudos quanto no profissional<br /><br />Saber das apresentações<br /><br />Conhecer as pessoas do meio violonístico

Postado 06 agosto 2010 - 15:50

ok

obrigado a todos

estou pedindo o maximo de opiniões possiveis e essas com certeza vao ajudar e muito

ricardo,

por acaso vc nao teria o formato do curriculo para me passar?

ai só falta dar uma "encurtada" e fazer e resumeé.

abraços

#5 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 06 agosto 2010 - 16:29

Não tenho, busque em "abnt" e curriculo.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#6 AScotti

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 171 posts

Postado 07 agosto 2010 - 11:59

Acho que as informações do curriculo devem ser direcionadas. Por exemplo, com os ajustes sugeridos acima, ficou bom para vc colocar no seu programa de recital de formatura, onde mostra toda sua bagagem musical. Se for para um programa de violão, acredito que seja melhor um direcionamento para os seus recitais, participações em festivais, professores que fez aula etc., e dar pinceladas das outras atividades que não sejam violão.

Quanto a um modelo de curriculo depende também da finalidade. Para recitais, os melhores modelos são aqueles que vemos nos programas de recitais que são variados, seguem um modelo parecido do que citei acima sobre o conteudo, de forma geral, tem um formato parecido. Se for pensar em um curriculo acadêmico, obrigatoriamente será no formato Lattes, disponibilizado no site do CNPq.

Editado por AScotti, 07 agosto 2010 - 12:02.

#7 Amadeu Rosa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1074 posts

Postado 07 agosto 2010 - 14:13

Olá Felipe, como vai?

Vou tentar dar umas opiniões sobre seu release. Primeiramente, na primeira frase do texto:

. "Nascido no dia 31 de outubro de 1990, em São Paulo, Capital"
Eu acho que nessa frase esta faltando um sujeito e uma ação depois de sua apresentação.
EU colocaria:

"Nascido no dia 31 de outubro de 1990, em São Paulo, Capital, Felipe Novo iniciou seus estudos..."

. Depois você fala que estudou sob orientação da Miriam Otashi. Não fica muito claro no texto se você dava aulas junto com ela, ou se foi ela quem te deu aulas. Isso vale para todas as citações de professores que você usa em seu texto.

. Outra coisa que eu não usaria no texto é esse tempo de UM SEMESTRE citado.

. Pode parecer meio egocêntrico da minha parte, mas eu não colocaria no histórico profissional que eu fiz uma preparação para vestibular. Acho interessantíssimo, mas não para colocar no release.

. Tente citar menos datas específicas em seu texto, pois acaba confunindo um pouco a cabeça do leitor. Coisas do tipo: "no primeiro semestre de 2009", "no segundo de 2010", etc.

. "Ainda no segundo semestre de 2008, finalizado o intensivo, iniciou o curso Técnico de Violão Erudito, ainda orientado, tanto nas matérias teóricas como na prática do instrumento pelo o professor Fernando, no qual permaneceu até o segundo semestre de 2010".. Eu acho que esses adendos que você coloca entre as virgulas acabam atrapalhando a compreensão da idéia geral do texto. Tente usar menos adendos, ou inverter a ordem das frases: Vou dar uma sugestão:

Em 2008, sob orientação do professor Fernando, iniciou o curso Técnico de Violão Erudito, onde estudou tanto matérias teóricas como também a pratica do instrumento.

obs.: O pessoal valoriza muito o sobrenome do músico, portanto, quando você cita Fernando, agente não sabe de qual Fernando você está falando. Quem lê apenas a frase que você não cita o nome inteiro do professor não saberá que você está falando do Fernando Rafael Marchetti. Procure colocar o nome inteiro dele para ser mais específico.

. Eu acho que também faria uma revisão na pontuação usada no texto. Exemplo:

"Hoje gradua-se no curso de Bacharelado em Violão Erudito na Universidade Cruzeiro do Sul com bolsa integral por mérito acadêmico, onde recebe orientações de profissionais como o Professor Ms. Celso Tenório Delneri (Também professor da Escola Municipal de Música) e o Professor Dr. Edilson Vicente de Lima."

Tentando refazer seu texto:

Orientado por Celso Delneri e Edilson de Lima, é bacharelando da Universidade Cruzeiro do Sul, onde é bolsista por mérito acadêmico.

Como ja foi citado nas respostas anteriores, algumas especificações você não precisa colocar. Acho desnecessário, por exemplo, falar que o Celso Delneri também dá aulas na Escola Municipal de Música. Além de quase todo mundo conhecer o Celso, isso é uma coisa que deve ser especificada no release dele, e não no seu.

. Tente também organizar seu texto em parágrafros. Sugestão:

1º Parágrafo: Sobre você e o inicio dos estudos
2º Parágrafo: Onde tocou, música de câmara, onde é formado, etc, etc.
3º Parágrafo: O que faz atualmente.

Enfim, foram algumas sugestões.

Sucesso!
Amadeu

Editado por Amadeu Rosa, 07 agosto 2010 - 14:19.

Amadeu Rosa (Violão)
Bacharel em Violão Erudito
Acesse: http://www.amadeurosa.com.br

#8 Felipe Novo

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 70 posts

Postado 10 agosto 2010 - 19:48

valeu amadeu

vou levar em conta as considerações.

abraços

Felipe Rocha?