Prezados,
Alguém poderia dizer qual é, em média, a faixa de altura das cordas de um violão. Eu me refiro a distância que separa as cordas do braço. Eu sei que isso varia bastante de um violão para o outro mas mesmo assim gostaria de saber os valores médios dessa medida.
Abraços,
Maurengo
altura das cordas
Criado por Maurengo, 10 Ago 2010 17:45
5 respostas neste tópico
Postado 10 agosto 2010 - 17:45
Postado 10 agosto 2010 - 17:48
Medido na altura do 12º traste, entre o topo dele e a base da corda. Em mm.
Clássico: na 6ª, 4 ou 4,5;
na 1ª, 2,5 a 3,5
Popular:
6ª 3 a 3,5
1ª 2
Isso é uma média, hea variações nessas medidas de luthier para luthier.
na 1ª, 2,5 a 3,5
Popular:
6ª 3 a 3,5
1ª 2
Postado 10 agosto 2010 - 18:23
QUOTE(Ricardo Dias @ Aug 10 2010, 21:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Medido na altura do 12º traste, entre o topo dele e a base da corda. Em mm.
na 1ª, 2,5 a 3,5
Popular:
6ª 3 a 3,5
1ª 2
na 1ª, 2,5 a 3,5
Popular:
6ª 3 a 3,5
1ª 2
Obrigado Ricardo. Era essa a informacao que eu queria.
Abraços,
Maurengo
Postado 21 setembro 2010 - 18:17
Estou com um violão JB que tem um som bonito para ao meu gosto. Mas tenho chegado à conclusão de que ele não é o instrumento certo para mim. O problema é que sou guitarrista primordialmente, e quando passo para esse violão demoro tempo demais para me adaptar ao instrumento, é um outro mundo. Duas coisas me incomodam: a altura das cordas (medi 4,5mm na 6a e 3,5 na 1a) e o espaçamento entre as cordas (4,4 cm da 1a à 6a corda). Principalmente em mudanças rápidas de acordes fico errando a digitação.
Obviamente que não quero ser um concertista. Acho lindo, mas não é minha onda. Minhas referências do que eu queria ser e do que gosto de tocar no violão são principalmente, Guinga, Marcus Tardelli e Lula Galvão.
É normal fazermos violões com espaçamento menor, algo como 4 cm (minhas guitarras tem 3,5)? Será que ficaria muito estranho um violão com ação de 3mm na 6a e 2mm na 1a, e braço menor (por causa do espaçamento)? Gosto muito do timbre do Marcus Tardelli. Isso influenciaria apenas a tocabilidade ou o timbre também?
Não sei se é o caso, mas vou usar bastante o instrumento plugado também.
Obviamente que não quero ser um concertista. Acho lindo, mas não é minha onda. Minhas referências do que eu queria ser e do que gosto de tocar no violão são principalmente, Guinga, Marcus Tardelli e Lula Galvão.
É normal fazermos violões com espaçamento menor, algo como 4 cm (minhas guitarras tem 3,5)? Será que ficaria muito estranho um violão com ação de 3mm na 6a e 2mm na 1a, e braço menor (por causa do espaçamento)? Gosto muito do timbre do Marcus Tardelli. Isso influenciaria apenas a tocabilidade ou o timbre também?
Não sei se é o caso, mas vou usar bastante o instrumento plugado também.
Postado 23 setembro 2010 - 22:35
Talvez seja o caso de trocar de violão. Acho que o JB não iria alterar as medidas dele a esse ponto.
Com certeza algum luthier faria um violão nessas medidas, mas nenhum dos mais tradicionais vendem violões nessas condições.
Eu já tenho dificuldade de tocar em violões com medidas altura menor, acabo martelando os dedos da mão esquerda e me atrapalhando com a direita.
Já toquei em violões de Luthier, se não me engano do Saraiva, que a altura das cordas era bem menor, mas a distância entre elas era a mesma.
Talvez seja o caso de você propor ajustes ao JB, diminuindo a altura já vai te ajudar bastante, com certeza.
O primeiro passo foi dado: você já sabe qual o problema principal.
Pare de tocar esse instrumento que distorce os sons musicais e comece uma vida nova no violão, sua vida será transformada!!!
Com certeza algum luthier faria um violão nessas medidas, mas nenhum dos mais tradicionais vendem violões nessas condições.
Eu já tenho dificuldade de tocar em violões com medidas altura menor, acabo martelando os dedos da mão esquerda e me atrapalhando com a direita.
Já toquei em violões de Luthier, se não me engano do Saraiva, que a altura das cordas era bem menor, mas a distância entre elas era a mesma.
Talvez seja o caso de você propor ajustes ao JB, diminuindo a altura já vai te ajudar bastante, com certeza.
QUOTE(diogofis @ Sep 21 2010, 18:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O problema é que sou guitarrista primordialmente, e quando passo para esse violão demoro tempo demais para me adaptar ao instrumento,
O primeiro passo foi dado: você já sabe qual o problema principal.
Pare de tocar esse instrumento que distorce os sons musicais e comece uma vida nova no violão, sua vida será transformada!!!
Forte abraço.
Postado 17 outubro 2010 - 16:20
Mas será que diminuindo o espaçamento das cordas na pestana para um meio termo entre guitarra e violão de braço largo já não melhoraria bastante?