Ir para conteúdo

Duvida p/ compra de um violao pra canhoto

12 respostas neste tópico

#1 israelpp

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 17 posts

Postado 25 agosto 2010 - 16:57

Sou canhoto e sempre na me vejo com uma duvida e infelizmente nunca me responderam convincentemente. Vamos partir de um violão clássico acústico se eu comprar um violão pra destro e a penas inverter as cordas tem problema estarei perdendo na qualidade do instrumento será que tem algo interno na hora da fabricação que muda se é pra canhoto ou destro. Já me falaram que sim que quando ele é feito e madeira é posta de uma maneira para ter mais grave e ter um Tibre de agudo e se vc inverte as cordas e a posição do violão vc altera tudo ele perde o brilho perde o diferencial.
Mas já teve gente que me falou que isso é besteira que não tem nada a ver que não tem problema algum em so trocar as cordas. Então galera que é verdade nisso lembrado que eu estou falando de um de um violão clássico acústico
Desde já grato pela atenção

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 25 agosto 2010 - 18:02

Você já toca? Se sim, toca normal ou invertido?
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 israelpp

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 17 posts

Postado 25 agosto 2010 - 20:57

QUOTE(Ricardo Dias @ Aug 25 2010, 18:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Você já toca? Se sim, toca normal ou invertido?

então eu estudei musica na ULM mas estudei cavaquinho porem dava umas pricadas no violão ate que desidi estudar e aserio e ate que estava cocado bem mas desempolguei mas agora quero voltar e estudar firme novamento. E como eu nunca estudei firme de ferdade eu nunca comprei um vioalao bom o que eu tenho e bem simple so comprei pra estudar e ve se eu ia gostar de tocar e por ser simples não me importei com isso.

Então ja toca sim e so inverti as cordas mas lembrando que o violão que tenho é bem simples. E agora quero comprar um melhor pra estudar de verdade eu ate postei uma duvidade de que violao comprar pois estou em duvida em 2.

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 25 agosto 2010 - 21:54

Se você já toca invertido, continue assim, é arriscado trocar.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#5 israelpp

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 17 posts

Postado 25 agosto 2010 - 23:50

QUOTE(Ricardo Dias @ Aug 25 2010, 21:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se você já toca invertido, continue assim, é arriscado trocar.

Por que é arriscado eu não estou te entendendo ou vc não me entendeu.

Como eu ja tinha dito eu toco cavaquinho, e os instrumentos que eu tenho sao feitos em luthier ja feito pra canhoto tudo certinho. porem sempre toquei violao mas so de princadeira so pra tirar umas musicas nada serio oque eu estudava mesmo era cavaquinho, e como nunca comprei um violão "bom" não me preocupei com isso.

Mas não vejo risco em inverter as cordas se o violão for aquele tipo cauntry vai ficar estranho se tiver capitaçao tipo aquelas que regula grava medio agurdo na laterau do violao tabem pode ficar ruim pois ficará para baixo e não pra sima, agora se for um intrumento classico acustico não vejo risco pois não tem diferença pra se tocar.

A minha divida é na qualidade do som se pelo fato do violao esta com a possição invertida se perde em qualidade, acho que um luthier pode me reponder com mais facilidade e segurança.

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 26 agosto 2010 - 12:17

Não entendi nda do que você escreveu, mas saiba que é perigoso mudar a forma de tocar. Se você toca invertido, continue, não pense em trocar. Pode até não acontecer nada, mas pode te gerar problemas. Num instrumento de fábrica dá no mesmo inverter as cordas, num de luthier eventualmente pode piorar um pouco.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#7 C.A.da Silva

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 122 posts
  • Violões:Jorge Raphael/2004/cedro/jacarandá

Postado 26 agosto 2010 - 13:08

Olá isrraelpp...sou canhoto ou "sinistro",e meus intrumentos antigos eram de fábrica,portanto dava na mesma inverter ou não,daí partí para um L.Custódio encomendado por um destro,invertí as cordas e sentí de fato algumas perdas,hoje uso um jorge raphael em cedro e ele responde bem.Lembro que o jorge comentou ser esse um de seus primeiros violões destinado a um canhoto,portanto pequenos acontecimentos na colagem das peças internas foram notados e relatados por este,de certo entendí que há uma eventual mudança no processo de confecção de partes internas e portanto é importante que o luthier tenha tido essa esperiência antes para não te enviar gato por lebre.No ato da negociação pergunte se o cara já fez um canhotinho e se dá as garantias,beleza!

#8 israelpp

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 17 posts

Postado 26 agosto 2010 - 13:19

QUOTE(Ricardo Dias @ Aug 26 2010, 12:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não entendi nda do que você escreveu, mas saiba que é perigoso mudar a forma de tocar. Se você toca invertido, continue, não pense em trocar. Pode até não acontecer nada, mas pode te gerar problemas. Num instrumento de fábrica dá no mesmo inverter as cordas, num de luthier eventualmente pode piorar um pouco.

grato pela atençao, mas voce realente não entendeu minha duvida mesmo, pois problema não mesmo ha menos ainda risco em se inverter as cordas de uma violão que foi fabricado para destro para que ele possa ser tocado como para canhoto, a minha divida é simples, se fazendo isso perco na qualidade do som do violão, ja que ele foi feito pra destro e não pra canhoto, a resposta é simples perde se ou não perde se na qualidade do som. não sei mesmo por você não esta entendendo mas deixa pra lá valeu e desculpa qualquer coisa

QUOTE(C.A.da Silva @ Aug 26 2010, 13:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá isrraelpp...sou canhoto ou "sinistro",e meus intrumentos antigos eram de fábrica,portanto dava na mesma inverter ou não,daí partí para um L.Custódio encomendado por um destro,invertí as cordas e sentí de fato algumas perdas,hoje uso um jorge raphael em cedro e ele responde bem.Lembro que o jorge comentou ser esse um de seus primeiros violões destinado a um canhotop,portanto equenos acontecimentos na colagem das peças internas foram notados e relatados por este,de certo entendí que há uma eventual mudança no processo de confecção de partes internas e portanto é importante que o luthier tenha tido essa esperiência antes para não te enviar gato por lebre.No ato da negociação pergunte se o cara já fez um canhotinho e se dá as garantias,beleza!

Valeu pe atenção mas violão que eu vou comprar não é em luthier é feito em fabrica e quano eu vou nas lojas m falam que é dicil vim violoes pra canhoto ai a minha duvida , sera que na hora da montagem tem diferença entre canhoto e destro?

#9 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
    Spruce

Postado 26 agosto 2010 - 13:36

Bem, continuo não entendendo, vou fazer uma tabelinha. Se a dúvida é sobre o instrumento:
violão de fábrica: tanto faz inverter ou não as cordas, a diferença é nenhuma.
violão de autor: melhor encomendar especificamente para canhoto
Mas note:
se você toca como canhoto, não tente tocar na posição normal, pode te gerar problemas motores. Se você não toca nada, melhor começar com o instrumento na posição normal.

Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro

#10 Geraldo V.

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 765 posts

Postado 26 agosto 2010 - 14:05

QUOTE(Ricardo Dias @ Aug 26 2010, 13:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bem, continuo não entendendo, vou fazer uma tabelinha. Se a dúvida é sobre o instrumento:
violão de fábrica: tanto faz inverter ou não as cordas, a diferença é nenhuma.
violão de autor: melhor encomendar especificamente para canhoto
Mas note:
se você toca como canhoto, não tente tocar na posição normal, pode te gerar problemas motores. Se você não toca nada, melhor começar com o instrumento na posição normal.

Mas a estrutura interna de muitos violões de fábrica também é assimétrica. Um instrumento de luthier passa por ajustes no tampo, daí as diferenças com a inversão das cordas serem mais perceptíveis?

isrraelpp, dê uma olhada nestes tópicos anteriores sobre violão e canhotos:

http://www.violao.org/index.php?showtopic=3622

http://www.violao.org/index.php?showtopic=1420