Ir para conteúdo

Violão 7 Cordas Giannini x Rozini

2 respostas neste tópico

#1 Robervan Hohenfeld

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 10 posts

Postado 03 setembro 2010 - 13:59

Olá pessoal,

Estou para comprar um violão 7 cordas, mas não posso investir em um violão de luthier no momento e estou pesquisando um modelo entre R$ 600,00 e R$ 900,00.

Estou em dúvidas sobre um modelo da Giannini e um da Rozini. Segue abaixo as especificações de cada um e gostaria de alguma dica em relação a madeira utilizada, trastes , etc. Gostei mais da aparência do Rozini, mas o som é que mais importa e apesar que o melhor teste é tocando em cada um, gostaria da opinião dos colegas.
Embora esteja procurando um violão de 7 cordas, a finalidade não é para tocar somente choro.

Violão Giannini Clássico Nylon 7 Cordas Sevilha GWNC1/7 Natural

Tampo: Maciço de Red Cedar Importado
Faixa e Fundo: Pau-ferro
Tarraxas: Pino Grosso Douradas
Braço: Cedro com tensor regulável
Escala: Pau-ferro
Trastes: 19 em Alpaca
Marcação: Bolinhas Brancas
Acabamento: Verniz brilhante
Corda: 7 Nylon
Cor: Natural

Violão Rozini Acústico Nylon 7 Cordas Profissional Natural

Braço: Cedro com tensor ajustável
Escala Cavalete: Caviúna
Laterais Fundo: Caviúna laminado
Tampo: Pinho sueco maciço
Trasto: Cromo níquel médio
Tarraxas: Douradas
Comprimento total do instrumento: 1040mm
Comprimento total da escala: 655mm
Largura da pestana: 60mm
Maior largura da caixa: 100mm

Obrigado,

#2 Robervan Hohenfeld

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 10 posts

Postado 03 setembro 2010 - 16:52

Imagino que o melhor teste é tocar em cada um. Mas queria saber sobre a utilização das madeiras, tamanho e o quanto elas influenciam no som e altura. Por exemplo, os dois possuem tampos maciços, mas um é de Red Cedar Importado e o outro é de Pinho Sueco. Um tem a escala de Pau Ferro e outro de Caviúna. Talvez algum luthier poderia me dar uma luz sobre as possíveis características de uma violão que utiliza esses tipos de madeiras. Som mais encorpado, mais alto, etc.

QUOTE(Robervan Hohenfeld @ Sep 3 2010, 13:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá pessoal,

Estou para comprar um violão 7 cordas, mas não posso investir em um violão de luthier no momento e estou pesquisando um modelo entre R$ 600,00 e R$ 900,00.

Estou em dúvidas sobre um modelo da Giannini e um da Rozini. Segue abaixo as especificações de cada um e gostaria de alguma dica em relação a madeira utilizada, trastes , etc. Gostei mais da aparência do Rozini, mas o som é que mais importa e apesar que o melhor teste é tocando em cada um, gostaria da opinião dos colegas.
Embora esteja procurando um violão de 7 cordas, a finalidade não é para tocar somente choro.

Violão Giannini Clássico Nylon 7 Cordas Sevilha GWNC1/7 Natural

Tampo: Maciço de Red Cedar Importado
Faixa e Fundo: Pau-ferro
Tarraxas: Pino Grosso Douradas
Braço: Cedro com tensor regulável
Escala: Pau-ferro
Trastes: 19 em Alpaca
Marcação: Bolinhas Brancas
Acabamento: Verniz brilhante
Corda: 7 Nylon

Violão Rozini Acústico Nylon 7 Cordas Profissional Natural

Braço: Cedro com tensor ajustável
Escala Cavalete: Caviúna
Laterais Fundo: Caviúna laminado
Tampo: Pinho sueco maciço
Trasto: Cromo níquel médio
Tarraxas: Douradas
Comprimento total do instrumento: 1040mm
Comprimento total da escala: 655mm
Largura da pestana: 60mm
Maior largura da caixa: 100mm

Obrigado,

#3 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 22 setembro 2010 - 10:23

Robervan,

a maior e principal diferença nas madeiras é o tampo. O cedro vai gerar teoricamente um som mais puxado para os graves, com ataque mais explosivo. O Pinho um som mais brilhante e nitido. É claro, muita coisa pode variar. Por exemplo, até mesmo contrariando isso, eu, conhecendo um pouco os modelos, prefiro o da Rozini, que tem mais volume e mais qualiadde sonora, na minha opinião.

A madeira da escala nao vai influenciar tanto no som, no caso do violão, e como ambos são laminados no fundo e lateral, também nao tem muita diferença. Foque na marca e no tampo. A Rozini me parece ter uma média de qualidade maior, dentre fábricas nacionais. Pelo menos é minha opinião. Já visitei as suas instalações, conversei com o presidente, e eles têm uma politica de fazer as coisas aqui no Brasil a invés de na China, e focar em qualidade para se diferenciar.

É claro, ainda é qualidade de fábrica e não de luthier, mas dentro dessa realidade, acho o trabalho deles bem razoável.

Abraço
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com